sábado, 28 de maio de 2011

RIO PARNAÍBA: BELEZA E MAGIA AO SEU ALCANCE

RIO PARNAÍBA: BELEZA E MAGIA AO SEU ALCANCE
"O Velho Monge"
 O Rio Parnaíba, é conhecido como "Velho Monge", banha os estados do Piauí e do Maranhão.
O Rio Parnaíba, foi descoberto por Nicolau zombie Resende por volta de 1640.
É inegável a importância desse rio para o estado do Piauí e do Maranhão. Toda a economia, toda a história destes Estados de alguma maneira se liga ao Parnaíba ele tem um importante papel socioeconômico. Isto se verifica, principalmente, pela potencialidade de seus recursos naturais que propiciam aptidão para o desenvolvimento de inúmeras atividades: pesqueiras e agropastoris, de navegabilidade, de energia elétrica, de abastecimento urbano, de lazer, dentre outras.
A possibilidade de navegação deste rio facilitou o povoamento e as comunicações até pouco tempo atrás. Hoje, a navegação é feita, principalmente na época de cheias, por pequenas embarcações.
 O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras,na serra do Jalapão, que atualmente é preservada pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba é composto por um dos maiores rios do Nordeste e abrange quatro estados brasileiros, Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. A área possui um grande potencial eco-turístico e é de grande Importância para a conservação da biodiversidade.
Localiza-se na divisa dos Estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, e têm porções nos municípios de Correntes (PI), Barreiras do Piauí (PI), São Gonçalo do Gurgueia (PI), Gilbués (PI), Alto Parnaíba (MA), Formosa do Rio Preto (BA), São Felix (TO), Mateiros (TO) e Lizarda (TO). Ele se situa aproximadamente a 30 km de Mateiros (TO) e a 50 km de Alto Parnaíba (MA).
O rio Parnaíba, desemboca em forma de delta de cinco bocas: Tutória, Caju, Carrapato, Canários, Igaraçu. Ele é navegável em quase todo o percurso de 1.485 km.
Alto Parnaíba, é a primeira cidade banhada pelo majestoso Rio Parnaíba, nos meses que vai de maio até próximo de dezembro, ou seja, no período menos chuvoso, uma das opções de lazer mais apreciadas pelos alto-parnaibanos e filomenenses é o banho nas águas encantadoras, desse rio que inspira poetas e pessoas simples.
É muito gostoso ver centenas de pessoas, nos fins de semana, as margens do velho monge, se divertido e apreciando as belezas que encantam moradores e visitantes, que conhecem essas terras.
Alto Parnaíba, tem muito a oferecer aos seus visitantes, falta só um pouco mais de atenção de seus governantes.
Deixe a magia e as belas paisagem de Alto Parnaíba te encantar! Quem viaja e aprecia o Brasil, merece conhecer está bela cidade.
Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!