sábado, 3 de setembro de 2011

Pastoral da Juventude: Formação e Missão

Pastoral da Juventude: Formação e Missão
 A Juventude que serve e ama torna-se
esperança no coração da Igreja.
(Saulo Galvão Martins)
Entre os dias 05 a 07 de agosto, a Pastoral da Juventude do polo de Balsas esteve reunida em formação. Tratava-se da 2ª etapa da EFRAM/PJ deste polo. Este lindo encontro aconteceu na comunidade do Nazaré, no PREMEVI (Preparação do Menor para a Vida), onde estiveram presentes, aproximadamente, 100 jovens das paróquias de Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, São Félix (alguns vocacionados de Batateiras) e Santo Antônio.
            Tivemos como tema: Juventude e afetividade. O encontro teve como motivação estudar a dimensão afetiva do ser humano, em particular, a partir da maneira como os jovens apresentam e vivem seus sentimentos diante das diferentes situações. Segundo Carls R. Rogers “A afetividade é parte de nossa vida psíquica e para compreender o ser humano temos que considerar a importância dos afetos. O estado psíquico com que a pessoa se apresenta revela a sua afetividade”. Os participantes demonstraram contentamento com o tema e a  forma como foi abordado.
            Durante esses dias tivemos como assessores: Marlene Costa Garcez, que trabalhou a afetividade através de dinâmicas na noite de sexta feira, a psicóloga Nivaldete de Oliveira Sá, com a definição de afetividade e sexualidade juvenil no contexto pessoal, interpessoal, durante a manhã e a tarde de sábado, e pe. Alexandro Veríssimo, com oração e mística da PJ, durante a manhã de domingo.
            Todo o encontro foi repleto de muito dinamismo, alegria, emoções, seriedade e afetividade. Contendo, além dos estudos, momentos de interação entre os participantes, oração, noite cultural e missa. Ao final, fizemos uma positiva avaliação, terminando o encontro com nosso grande abraço pjoteiro, nossa magnífica canção, (Nossa Linda Juventude), e bradando juntos: PJ aqui, PJ lá, PJ em todo lugar!
Karoene Rodrigues
Coord. Diocesana da PJ

BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE DE BALSAS-MA - ANO 2011 - Nº. 131 - MÊS: AGOSTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!