quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

10,1 MIL FAMÍLIAS TERÃO ASSISTÊNCIA TÉCNICA E 35 MIL CISTERNAS SERÃO CONSTRUÍDAS NO PIAUÍ

10,1 MIL FAMÍLIAS TERÃO ASSISTÊNCIA TÉCNICA E 35 MIL CISTERNAS SERÃO CONSTRUÍDAS NO PIAUÍ
Medida foi anunciada durante visita da ministra Tereza Campello ao estado. Em reunião com o governador Wilson Martins, também foi estabelecida a meta de construir 35 mil cisternas até 2013
O Plano Brasil Sem Miséria abrirá chamada pública para a contratação de técnicos em assistência e extensão rural (Ater) para beneficiar 10,1 mil famílias de agricultores piauienses em situação de extrema pobreza. O anúncio foi feito pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, esta semana, durante visita a Teresina. Na capital do Piauí, ao lado do governador Wilson Martins, ela participou do lançamento do Programa Mais Viver, que complementará ações do Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal.
Desde dezembro de 2011, o MDS e o Piauí promovem programa piloto de inclusão produtiva em 20 municípios do Vale do Guaribas, beneficiando 1,8 mil famílias com o apoio de profissionais de Ater. O trabalho envolve os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário.
Durante a visita a Teresina, Tereza Campello se reuniu com o governo piauiense. No encontro, foi estabelecida a meta de construir 35 mil cisternas até 2013. “Ampliar e universalizar o acesso à água potável no Semiárido é prioridade do governo federal e agora contamos com esse importante apoio do governo do Piauí”, disse a ministra.
De acordo com a diretora de Convivência com o Semiárido da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Lúcia Araújo, cerca de 100 municípios deverão ser beneficiados com a construção das 35 mil cisternas. “Para cumprir essa meta, devem ser investidos cerca de R$ 100 milhões."
Segundo Lúcia, o projeto para a construção dos reservatórios deve ser concluído ainda nesta semana e depois encaminhado ao MDS. “A construção das cisternas ajudará na universalização do abastecimento de água e propiciará mais qualidade de vida às famílias dessa região do Piauí.”
Parceria – O programa de construção de cisternas no Semiárido é executado pelo MDS em parceria com o Ministério da Integração Nacional. No Piauí, cerca de 35 mil cisternas foram construídas entre 2003 e 2011.
O apoio do governo federal é importante para o Piauí superar a extrema pobreza, avaliou o governador Wilson Martins. “Até 2013, devemos retirar cerca de 200 mil piauienses da miséria.”
No lançamento do Mais Viver, o governador autorizou a construção de 50 barragens para acumulação de água em municípios piauienses localizados no Semiárido. As obras receberão investimentos de R$ 2,1 milhões. A chamada segunda água não é própria para consumo humano e será usada para consumo animal e irrigação de plantações.
Fonte: Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!