sábado, 8 de setembro de 2012

DESFILE DE 07 DE SETEMBRO TEVE COMO TEMA: “SOMOS TODOS DA MESMA PÁTRIA”

DESFILE DE 07 DE SETEMBRO TEVE COMO TEMA: “SOMOS TODOS DA MESMA PÁTRIA”
Logo no inicio do desfile estavam Camila e Jaqueline nas Balizas. Logo após, uma grande faixa trazia o tema do desfile: “Somos todos da mesma Pátria”. A escola Municipal Professora Lêda Tájra falou sobre a formação do povo brasileiro, com o tema: “Brasil essa é a sua cara”. Foi mostrada a figura dos índios primitivos e atuais, os imigrantes também foram lembrados, como por exemplo: Os holandeses, os italianos, os alemães, espanhóis, portuguesa, coreanos, poloneses, japoneses, franceses e africanos.
Outra ala mostrou as unidades da federação: Maranhão, Piauí, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Minas gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato- Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Sob a responsabilidade da professora Ana Flávia, que fez bonito.
A escola Centro Educacional Tia Zezé lembrou as riquezas das regiões brasileiras: O Bumba meu boi e o Frevo do Nordeste; do Norte, os índios, carimbó e animais (da Amazônia); os gaúchos do Sul; as fábricas, as indústrias e o Carnaval do Sudeste; os vaqueiros do Centro Oeste.
As personalidades brasileiras, também foram lembradas. As do passado ficou com a escola Centro de Ensino Vitorino Freire. Na Música: Luis Gonzaga; na Literatura: Ferreira Goulart, Aluizio Azevedo, Gonçalves Dias, Machado de Assis, Cecília Meireles. Os estadistas e outros: Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek, Santos Dumont, Tiradentes, José do Patrocínio, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro II e Princesa Isabel. A escola Municipal Unidade Integrada Marly Sarney enfatizou as personalidades do presente, como: Dilma Roulsef, Paulo Freire, Renato Aragão, Edson Arantes (Pelé), Roberto Carlos, Airton Sena, Zilda Arsen, Chico Mendes, Sara Menezes, Márlon Reis, Dayne dos Santos, Neymar, Marta, Madre Tereza de Calcutá, Glória Maria, Marina Silva, Irmã Dulce, Maria da Penha.
O tradicional pelotão de uniforme do município mais uma vez marcou presença. A escola municipal Elias Amaral sob-responsabilidade da Professora Laila e do Professor Albino, representaram as escolas da zona rural.
A Escola Municipal Conceição Néris e a Educação de Jovens e Adultos – EJA lembraram os movimentos e programas sociais e educacionais, com o tema “Brasil mais humano”.
 O grupo de fisioterapia foi uma das novidades do desfile e ficou sob a responsabilidade da fisioterapeuta Paula.
A escola Mun. São José, mostrou as personalidades que fizeram parte da história dos 146 anos de Alto Parnaíba e mostrou ainda os índices da educação municipal.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, também esteve no desfile e mais uma vez a Universidade Estadual do Maranhão UEMA /Universidade Aberta do Brasil – UAB, desfilou, apresentado os cursos de Filosofia, Administração Pública e Pedagogia, além dos cursos de aperfeiçoamentos.O Grupo de idosos foi organizado pela Fisioterapeuta Camila. Outro que marcou presença foi o Projovem.
A Educação Infantil Sossego da Mamãe desfilou com o tema: “Nossas crianças nosso futuro...”.
Por fim, o prefeito municipal saudou a todos e logo após um grupo de alunos fizeram uma dramatização com o tema do desfile, o roteiro foi da Professora Iglésia Lustosa Nogueira Rocha. O desfile em Alto Parnaíba, mais uma vez fez jus a história de nosso País. Parabéns a todos!
Reportagem: Raildson Rocha
Agradecimentos pelas informações: Secretaria de Educação Municipal e Carlos Biah

Um comentário:

  1. Parabéns à equipe organizadora do desfile, pois hoje raramente acontece esse patriotismo em muitas cidades de nosso País. PARABÉNS! ao blogueiro que descreveu a temática do desfile com precisão.

    ResponderExcluir



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!