quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NÍVEL DO RIO PARNAÍBA, NA DIVISA DO MARANHÃO COM O PIAUÍ, VOLTA A SUBIR


NÍVEL DO RIO PARNAÍBA, NA DIVISA DO MARANHÃO COM O PIAUÍ, VOLTA A SUBIR
Volume de água ficou acima de 70%.
Foto: Agência BPI
Depois do longo período de estiagem, o nível do Rio Parnaíba, na divisa do Maranhão com o Piauí, voltou a subir. Com as fortes chuvas no Sul do estado, o volume de água na Barragem de Boa Esperança ficou acima de 70%.
O período é atípico. Chove pouco no norte. Em Timon, a região onde o rio é mais raso, com 6,87 metros de profundidade, a água chegou a 4,30m. Em Balsas, no sul do Maranhão, choveu acima da média: um volume histórico de 143 mm.
Pancadas isoladas nos afluentes também são responsáveis pela abertura das comportas da Barragem de Boa Esperança. “Esta foi uma operação atípica, como em 2010, quando começou a chover em outubro e tivemos chuvas torrenciais, da ordem de 130 mm. Este ano tivemos chuvas fortes em Balsas, de até 143 mm, em janeiro”, explicou Airton Feitosa, gerente regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
Apesar do nível do rio ter subido, a Chesf descarta qualquer possibilidade de transbordamento para os próximos dias. O volume de água da Barragem do Boa Esperança já foi normalizado e segue com 62% da capacidade total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!