quinta-feira, 8 de agosto de 2013

POVOADO CURUPÁ COMPLETA 65 ANOS DE DISTRITO

POVOADO CURUPÁ COMPLETA 65 ANOS DE DISTRITO
Conheça a história do Distrito do Curupá!
Povoado Curupá / Foto: Smith Rosa
O Distrito do Curupá foi criado pela lei estadual nº 269, no dia 31 de dezembro de 1948, em divisão territorial datada de 1-VII-1950. Em 1961 o distrito do Brejo da Porta foi elevado a município com o nome de Tasso Fragoso, e em 1963, ficaram somente dois distritos: Alto Parnaíba e Curupá.
O Distrito do Curupá fica situado à margem esquerda do Rio Parnaíba, onde primitivamente habitaram os índios ‘Tapuias’, além deste, os povoados Promissão boqueirão, Taboca, Boi, Cruz, Castelo, e outros também tiveram a presença dos índios da tribo Tapuias.
Hoje o Povoado é um dos mais conhecidos do município de Alto Parnaíba, Maranhão. O mesmo fica localizado ao sul do município a 120 km da cidade. O nome do povoado é uma homenagem a um dos Caciques da tribo Tapuias que habitava a região.
A cidade mais próxima é Barreiras do Piauí - PI, a 60 km de distância, Alto Parnaíba fica a 120 km. O lugar é uma terra fértil e de um povo muito acolhedor, pena que sempre foi esquecido pela administração pública municipal.
Até hoje, somente dois candidatos foram eleitos na região, são eles: Osvaldo de Freitas Gama (Popular Zumico), que foi vice de Renan Soares em 1986 e Railon Barros que assumiu como vereador em 2008, onde era primeiro suplente e foi eleito em primeiro lugar, pelo voto popular ("reeleito") em 2012. O numero de pessoas que se candidataram entre o Povoado Taboca e Macacos já passa de vinte.
Dia 31 de dezembro o Distrito do Curupá completará 65 anos desde que foi registrado como distrito. Não deixe de conhecer esta parte de Alto Parnaíba!
Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!