quinta-feira, 28 de novembro de 2013

BLOGUEIROS DE ALTO PARNAÍBA SÃO DESTAQUES EM SEMINÁRIO DE MÍDIAS LIVRES EM SÃO LUÍS

BLOGUEIROS DE ALTO PARNAÍBA SÃO DESTAQUES EM SEMINÁRIO DE MÍDIAS LIVRES EM SÃO LUÍS
Flávio Dino foi presença marcante no evento!
BLOGUEIROS DE ALTO PARNAÍBA COM FLÁVIO DINO EM SÃO LUÍS / FOTO: SMITH ROSA - AGÊNCIA BPI
 Os blogueiros Raildson, Bosco Ascenso, Carlos Biah, Smith Rosa e o editor da BPI Romulo Biah de Alto Parnaíba no Sul do Maranhão, foram destaques do 1º seminário de Comunicação Social e Mídias Livres, realizado neste dia 23 novembro de 2013, na capital São Luís.
Na oportunidade estiveram presentes blogueiros e radialistas de várias partes do Maranhão, participando e discutindo o papel de uma mídia livre e a democratização da Comunicação.
O Encontro foi realizado pelo Instituto Barão de Itararé, do Site Maranhão da Gente e da ABRACO (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária). O sociólogo Fabrício Solangna, o publicitário Guida Biachi, os jornalistas Marcio Jerry, atual secretário de comunicação da  prefeitura de São Luís, Fracisco Junior e Camila Rocha editores do site Maranhão da Gente, e Flávio Dino Presidente da Embratur e pré-candidato a governador do Maranhão, foram alguns dos convidados que auxiliaram na reflexão acerca do tema proposto.
Flávio Dino falou sobre a participação popular na sociedade, destacando a inclusão digital e a internet como canal de decisão dos governos e a constituição de redes para que cidadãos sejam agentes de transformação da sociedade.
Em entrevista a Agência BPI, Flávio Dino se solidarizou aos familiares de uma senhora da cidade, que morreu de parto aos 35 anos, na semana passada. Ele criticou a falta de políticas públicas para com este município por parte do governo do estado e disse que é inaceitável que fatos como estes venham acontecendo simplesmente por falta de responsabilidade de um governo que vem há anos atrelado no poder. Ao final da entrevista, ele aproveitou a oportunidade para desejar Feliz Natal de Paz e alegria, a todos os alto-parnaibanos.
O Blog Folha Mistura Total foi destaque, durante boa parte do evento, por mostrar a realidade do município, para o mundo, especialmente pela postagem sobre a situação crítica da única escola Estadual que se encontra com vários problemas estruturais e que não são resolvidos. Na referida matéria, que também foi destaque no Site Maranhão da Gente, uma aluna relata as dificuldades da escola, especialmente quando chove (VEJA AQUI).
Com informações do Blog de Smith Rosa

domingo, 24 de novembro de 2013

OBRA DA MA 006 SEGUE SEM ESPERANÇA DE RECUPERAÇÃO

OBRA DA MA 006 SEGUE SEM ESPERANÇA DE RECUPERAÇÃO
Obra deve custar R$ 337.833.05!
MA 006 / Foto: Lúbina Katrine
 A mais de um mês da fixação da placa indicativa que anuncia a recuperação e conservação da MA 006 em 60 dias, com recursos na ordem de R$ 337.833.05 e promessa de 50 empregos diretos entre os municípios de Alto Parnaíba, Tasso Fragoso e em outra etapa, até a cidade de Balsas, foi possível registrar que a promessa estar sendo mais uma das tantas feitas ao povo da região sul maranhense, que se quer saiu do papel até agora.
MA 006 / Foto: Lúbina Katrine
 Em viagem nesta sexta-feira (22), vimos in loco e registramos a situação crítica em que se encontra essa importante via de escoamento de grãos dos cerrados Sul Maranhense e do Sudoeste Piauiense, que na maioria destinam-se a exportação via Porto de Itaqui.
Placa / Foto: Smith Rosa
 E como se não bastassem aos guerreiros agricultores desta região, que pagam altos índices de juros e impostos praticados pelos bancos e governos, peças, manutenção de veículos e vidas, a referida estrada encontra-se caótica e para minimizar seus prejuízos no transporte de insumos, os mesmos estão sendo obrigados a usarem suas máquinas para realizarem uma operação tapa buracos com o uso de cascalho.
Recuperação / Foto: Agência BPI
 Informações: Raildson Rocha, Smith Rosa, Carlos Biah e Romullo Biah

sábado, 23 de novembro de 2013

MOTOQUEIROS SEM CAPACETE SE ARISCAM EM ESTRADAS MARANHENSES

MOTOQUEIROS SEM CAPACETE SE ARISCAM EM ESTRADAS MARANHENSES
Código de Trânsito parece não existir!
Isso na BR 135 / Foto: Agência BPI
 É impressionante a grande quantidade de motoqueiros sem capacete que se ariscam e ainda ariscam a vida dos demais nas estradas maranhenses.
Isso na BR 135 / Foto: Agência BPI
 Nesta sexta-feira (22), os blogueiros de Alto Parnaíba, localizada no extremo sul Maranhense, Smith Rosa, Raildson Rocha, Carlos Biah e o fotografo e editor da Agência BPI Romullo Biah, em viagem a capital São Luís, puderam presenciar grande quantidade de imprudência no trânsito. Entre as piores, uma grande quantidade de motoqueiros sem capacete, disputando espaço entre carros e caretas, outros ainda, disputavam pegas.
Em São Pedro dos Crentes na BR 135, um piloto levava uma pequena criança que segurava apenas uma mala e em uma freada brusca, poderia facilmente cair.
Em Paraibano, Pastos Bons, São Domingos, São Raimundo das Mangabeiras e em outras da região, nós vimos e fotografamos uma, duas e até três pessoas numa mesma moto, como foi o caso de três mulheres após Paraibano que faziam zig zag na pista, sem a menor preocupação.
Posto da PF / Foto: Agência BPI
Próximo à cidade de Peritoró, três motoqueiros pegavam racha, todos sem quaisquer equipamentos de segurança.
Para piorar ainda mais a situação, animais como: asnos, bovinos, equinos, ovinos e caprinos, além de focos de incêndio, disputavam a pista com os condutores de veículos.
O Art. 55 do Código de Trânsito Brasileiro, diz que o passageiro, bem como o condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotores só pode conduzir tal veículo, se utilizar capacete de segurança. Caso o condutor leve passageiro ou garupa sem o capacete comete infração gravíssima passível de multa e suspensão do direito de dirigir de 1 a 3 meses e se reincidente, dentro de doze meses, poderá sofrer suspensão de 6 a 10 meses, nos termos do inciso II, do artigo 244, do mesmo código.
Isso na BR 135 / Foto: Agência BPI
 Outra coisa que nos chamou a atenção foi que na maioria dos casos, as motos nem placa tinham o que nos leva a crer que documentos e habilitação nesses casos, deve ser coisa inexistente.
Isso na BR 135 / Foto: Agência BPI
 Informações: Raildson Rocha, Smith Rosa, Carlos Biah, Bosco Ascenso e Romullo Biah

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TRÂNSITO MELHORA, MAS SINALIZAÇÃO AINDA É DESOBEDECIDA

TRÂNSITO MELHORA, MAS SINALIZAÇÃO AINDA É DESOBEDECIDA
Em pouco mais de 1 hora, contamos 28 transgressões à sinalização!
Apesar da recomendação e das fiscalizações dos agentes de trânsito da Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba e da Policia Militar, motoristas e motoqueiros ainda continuam desobedecendo a sinalização.
Carros e motos na contramão / Foto: Raildson Rocha
 A Avenida Rio Parnaíba a partir dos postos Caetano e Raphisa, para quem vai em direção a Praça Cel. Adolpho Lustosa, só pode descer, ou seja, é mão única. Mais alguns motoqueiros e motoristas, depois que termina a fiscalização por volta das 18h, não se importam com a sinalização e a rua vira mão dupla.
Durante o primeiro apagão, onde a cidade ficou mais de 12 horas sem energia elétrica, neste dia 13 de novembro, mais de 28 veículos entre eles carros e motos, aproveitaram a oportunidade para não obedecer às placas de sinalização, isso em pouco mais de 1 hora em que começamos a contar as transgressões à sinalização. Alguns motoqueiros ainda faziam a motor subir pela avenida, apenas em pneu.

CIDADE FICA SEM ENERGIA NOVAMENTE

CIDADE FICA SEM ENERGIA NOVAMENTE
As causas dos apagões não foram divulgadas!
Praça Cel Adolpho Lustosa completamente escura / Foto: Raildson Rocha
A fragilidade do sistema elétrico no Brasil é motivo de piada e de muitos prejuízos. No dia 13 de novembro de 15h até às 2h30 do dia 14 de novembro, a cidade de Alto Parnaíba ficou sem energia elétrica, o que causou vários prejuízos aos comerciantes.
Neste dia 18 de novembro, a energia faltou novamente, às 11h e só voltou às 16h. Hoje (19), novamente sem energia elétrica por volta do meio dia.
Isso tudo sem falar que a partir das 17h até às 20h, ver televisão é um problema grave, pois a queda de energia é constante, o que vem danificado alguns eletrodomésticos, especialmente televisões, como foi o caso nesta semana de um vizinho. 
A causa dos apagões não foi divulgada pela empresa responsável.

MORADOR RECLAMA DE PONTE QUEBRADA NO BAIRRO SÃO JOSÉ

MORADOR RECLAMA DE PONTE QUEBRADA NO BAIRRO SÃO JOSÉ
“Ponte ... esta quebrada a mais de um mês”!
Local onde era a ponte / Imagem: Reprodução
 Um morador reclamou em sua página numa rede social, de uma ponte quebrada na saída do Bairro São José para o Distrito do Curupá. Segundo ele, a ponte já está quebrada a mais de um mês.
Local onde era a ponte / Imagem: Reprodução
 Estivemos no local neste domingo (17), acompanhando as dificuldades de quem por ali trafega. “Agente passa por dentro do brejo e meu medo é de ser carregada pelas águas, ou cai de moto” disse uma pessoa que não quis divulgar seu nome. A pessoa disse ainda, que já foram várias pessoas olhar, e tirar fotos da ponte, mais nada foi feito até agora.
Ano passado uma das pontes na mesma estrada quebrou, e teve que ser consertada por uma pessoa da região (VEJA AQUI).

terça-feira, 19 de novembro de 2013

ANIMAIS NAS RUAS NOVAMENTE

ANIMAIS NAS RUAS NOVAMENTE
Dessa vez foi na Beira Rio!
Animais / Foto: Reprodução
 Volta e meia se encontra animais soltos nas ruas, como foi o caso de hoje (19), de novembro deste ano. Dessa vez, os animais foram fotografados na Praça da Beira Rio.
Animais / Foto: Reprodução
 Existe uma proibição desde o início do ano, que aconteceu por reclamações da população, pois os animais sujam as ruas e causam problemas para a saúde.
CLIQUE E VEJA MAIS:

sábado, 16 de novembro de 2013

CENTRO DE ENSINO VITORINO FREIRE REALIZA JOGOS ESCOLARES

CENTRO DE ENSINO VITORINO FREIRE REALIZA JOGOS ESCOLARES
Os jogos serão realizados de 08 a 30 de novembro!
Os Jogos Escolares do Centro de Ensino Vitorino Freire, estão sendo realizados entre os dias 08 e 30 de novembro, na sede da escola, na Avenida Rio Parnaíba.
Jogos Escolares / Foto:  Carlos Biah - Agência BPI
 Um dos objetivos dos jogos, é ampliar e incentivar ações que contenham intencionalidade educativa, pedagógica e relacional.
No dia 08, iniciaram-se as inscrições e orientações e ontem (15), foram realizados os primeiros jogos oficiais, pela manhã e a noite, onde os alunos puderam mostrar seus talentos no futsal, o termino do evento está previsto para o dia 30 de novembro, até lá, ainda serão realizados futsal masculino e feminino, além de queimada e vôlei feminino.
Jogos Escolares / Foto:  Carlos Biah - Agência BPI
 Essa é a primeira edição dos jogos Escolares do Centro de Ensino Vitorino Freire e está sendo organizada pela direção e pelos professores.
No futsal masculino e feminino serão premiados os primeiros colocados, de cada modalidade. Também será premiado com medalhas, o (a) artilheiro (a) e o (a) goleiro (a) menos vazado.
Na queimada, além de troféu para a equipe vencedora, terá medalha para a atleta que eliminar o maior numero de adversárias.
Na noite de ontem, diversas pessoas estiveram presentes na escola prestigiando o evento, que está promovendo cidadania, integração entre alunos, profissionais da educação e pais. Além de proporcionar maior interesse dos alunos pelo estudo através do esporte.
Na próxima etapa dos jogos, iremos divulgar os horários, para que a comunidade possa prestigiar ainda mais este evento que com certeza, é o primeiro de muitos.
Apoio exclusivo Blog Folha Mistura Total e BPI

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FESTA MARANHENSE SERÁ DIAS 16 E 17 DE NOVEMBRO EM GURUPI - TO

FESTA MARANHENSE SERÁ DIAS 16 E 17 DE NOVEMBRO EM GURUPI - TO
LOCAL: CLUBE DO BASA - GURUPI - TO!
Nos Dias 16 e 17 de Novembro os amigos de Alto Parnaíba se encontrarão na 5ª edição da Festa dos Maranhenses que acontecerá no Clube do Basa, em Gurupí - TO.
Festa Maranhense / Imagem: Divulgação
 A festa surgiu em 2008, a partir do aniversário de James Reis, e hoje é um mega evento com a presença de pessoas de diversas cidades do Brasil.
Festa Maranhense / Imagem: Divulgação
 Nos dois dias de festa além de muita gente bonita você ainda vai poder prestigiar um super torneio de futebol com diversas equipes. Ingresso feminino R$ 45,00 e Masculino R$ 75,00.
Apoio da festa / Imagem: Divulgação
 Para participar da 5ª edição da Festa dos maranhenses é só entrar em contato com Andréia pelo fone: (63) 8482-4955.
Apoio: Blog Folha Mistura Total

CARRO ATOLA NO BAIRRO SÃO JOSÉ

CARRO ATOLA NO BAIRRO SÃO JOSÉ 
O carro ficou atolado por mais de 1 hora atolado!
Na noite de ontem (14), por volta das 23 horas, um carro modelo Fiat uno, atolou na Rua Prefeito Antônio Rocha Filho, o carro pertence ao presidente do sindicato dos servidores municipais de Alto Parnaíba, Carlos Biah, que pretendia chegar a sede do mesmo.
Carro atolado / Imagem: Reprodução
 Carlos Biah subia pela Rua Prefeito Antônio Rocha Filho, e ao passar pela última rua que dar acesso à Rua Capitão Daniel Brito, onde fica o sindicato, o carro ficou atolado por mais de 1 hora, a espera de um outro carro para ajudar no socorro.
 
Carro atolado / Imagem: Reprodução
No local há uma grande quantidade de areia, que dificulta a passagem de carros de passeio. Seria necessário, colocar piçarra, além de tirar a água da enxurrada que desce pela rua.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CIDADE FICA MAIS DE 12h SEM ENERGIA E COMERCIANTES CONTABILIZAM PREJUÍZOS

CIDADE FICA MAIS DE 12h SEM ENERGIA E COMERCIANTES CONTABILIZAM PREJUÍZOS
A causa do apagão não foi anunciada!
Praça Cel Adolpho Lustosa completamente escura / Foto: Raildson Rocha
 A fragilidade do sistema elétrico no Brasil é motivo de piada e de muitos prejuízos. Ontem (13), desde a 15h, a cidade de Alto Parnaíba ficou sem energia elétrica, até hoje às 2h30, ficando assim, por mais de 12 horas sem energia elétrica, causando vários prejuízos aos comerciantes.
Segundo o comerciante João de Deus, que tem uma lanchonete no centro da cidade, o prejuízo foi mais de mil reais, ele conversou conosco na noite de ontem, quando fechava seu estabelecimento, por falta de energia elétrica.
Muitos estabelecimentos que costumam abrir tradicionalmente por volta das 18h foram impedidos pela falta de energia ou por ter seus produtos estragados.
A energia faltou desde as 15 horas e só foi restabelecida nesta madrugada, após mais de 12h. A causa do apagão não foi anunciada pela empresa responsável.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

SITE DE SÃO LUÍS MOSTRA PRECARIEDADE DE ESCOLA ESTADUAL DE ALTO PARNAÍBA

SITE DE SÃO LUÍS MOSTRA PRECARIEDADE DE ESCOLA ESTADUAL DE ALTO PARNAÍBA
Veja detalhes!
Estudante da Escola Vitorino Freire, situada em Alto Parnaíba reclama que há anos convive com situação de calamidade e caso já foi inclusive denunciado ao Ministério Público. Criada na década de 1950, a escola  estadual Vitorino Freire  é a única instituição de ensino público estadual da cidade, situada a 1.100 km de São Luís.  Há vários anos, o guarda- chuva se tornou item obrigatório de uso interno dentro do estabelecimento de ensino, que há tempos espera por uma reforma.
  “Estudo em única escola estadual que tem aqui em Alto Parnaíba MA, por ser a ÚNICA estadual na cidade, ela poderia ser mais bem vista e cuidada pelo governo.
Bom, a situação é triste. A escola não possui segurança alguma, as salas de aulas não possuem janelas, os banheiros são umas merdas, a foça tá nas ultimas (tem dias que ninguém suporta o odor). E hoje foi assim, choveu e a sala inundou! rs Tivemos que pausar a aula, porque não tinha como continuar de cadernos e livros abertos, pois as goteiras estão domando tudo. Ah cinco anos que estudo nessa mesma escola, e todo dia é uma promessa de reforma e nada, sempre ficam " empurrando com a barriga". Semana passada um pessoal da regional nos fizeram uma visita, NÃO trouxeram uma SOLUÇÃO, a única coisa que fizeram foi COBRAR...
É MARANHÃO "veiu", tem razão de tu ser o pior na educação, aliás, pior em tudo. Os teus governantes ( SARNEYS), não cuidam de ti e nem muito menos dá moral pros teus habitantes. CHEGA, é hora de mostrar a realidade, hora de MUDAR! #SaiDoAtrasoMaranhão
Mais informações: Maranhão da Gente

APÓS MATÉRIA, PROBLEMA DE ESCURIDÃO NA BEIRA RIO É RESOLVIDO

APÓS MATÉRIA, PROBLEMA DE ESCURIDÃO NA BEIRA RIO É RESOLVIDO
Veja o direito de resposta!
Recebemos dos eletricistas responsáveis pela iluminação pública em Alto Parnaíba, a justificativa e ao mesmo direito de resposta, sobre o problema da escuridão na Beira Rio desta cidade, onde neste último mês e no mês recente, o local ficou vários dias sem iluminação nas vias públicas.
O problema já foi resolvido neste dia 11 de novembro!
Iluminação / Foto: Grupo Mistura Total
 Veja na integra o direito de resposta enviado a redação deste blog:
 “É bem da verdade e em respeito aos leitores deste veículo de comunicação do qual o senhor é o legítimo responsável, cumpro o dever de esclarecer os fatos escritos e assinados pelo seu titular, sob o título: “BEIRA RIO VOLTA A FICAR ESCURA”
10 de novembro 2013 / Foto: Grupo Mistura Total
1- No período dos meses de junho e julho, a cidade foi muito elogiada, pela iluminação, especialmente na Beira Rio, onde ocorreu o Verão Vivo. Mas a iluminação pública é passiva de algumas alterações imprevistas, sendo que a foto do último dia 10 expõe tal imprevisto na referida Beira Rio;
2- É fato que houve o desligamento de uma das chaves da área 01 que ilumina a beira rio, neste final de semana devido a queima de um fusível de 70 ampères que é necessário para a manutenção das lâmpadas de 250w de vapor de mercúrio;
3-Ressaltamos que semanalmente é feito vistoria em todas as áreas da cidade, o qual foi efetuado na quinta-feira passada (antecedente ao fim de semana mencionado) e constatado um aquecimento em uma das chaves; que de pronto foi corrigido voltando a sua normalidade.
4-Ocorre que o fato voltou a ocorrer neste final de semana e nenhuma reclamação foi feita neste período, somente vindo estes eletricistas tomarem conhecimento na data de ontem dia (11) pelo blog e posteriormente pelo chefe de gabinete que já solicitava a correção do problema, onde de imediato foi feita a substituição da referida chave, assim voltando a clarear as margens do Velho Monge;
5-A nossa obrigação é atender os reclames desta sociedade em relação a iluminação pública. Para tanto é que dispomos de um celular exclusivo com o número (99) 9951-3730, onde o consumidor poderá solicitar a troca ou reparo de uma lâmpada que não esteja acesa durante a noite. Portanto não procede a afirmação do blogueiro de escuridão da Beira Rio há meses;
6-Tenho absoluta certeza de que a referida matéria não foi elaborada com o intuito de atingir, prejudicar profissionalmente e/ou politicamente nenhuma pessoa, porque essa não é a função primordial do jornalismo responsável e comprometido com o desenvolvimento humano e da sociedade.
Diante do exposto, solicitamos o direito de resposta na qualidade de Eletricistas da Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba - MA.”
Smith César Ascenso Rosa
Mario Alves Castelo Branco
Eletricistas