sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

MAPA EXCLUI MAIS DE 120 km DO MUNICÍPIO DE ALTO PARNAÍBA

MAPA EXCLUI MAIS DE 120 km DO MUNICÍPIO DE ALTO PARNAÍBA
Pela divisão Povoados e Distrito do Curupá pertencem ao Piauí!
Mapa / Foto do mapa: Raildson Rocha
Essa semana algo causou grande surpresa ao Blog Mistura Total, trata-se de um mapa que exclui mais de 120 km do território alto-parnaibano (História oficial de Alto Parnaíba - Clique aqui).
O mapa fica afixado na parede de um restaurante, em um povoado do município de Tasso Fragoso, sentido Balsas. Diariamente centenas de pessoas observam o mesmo naquele local de grande visibilidade, mas certamente poucos notam tal erro, por diversos fatores, entre eles, a corre-corre do dia a dia.
Ao observar com mais atenção, o professor Licenciado em geografia Carlos Biah, chamou nossa atenção, para tal mapa nesta segunda-feira (01), com a seguinte pergunta: “Qual erro você percebe nesse mapa?” Após ser instigado, a percepção do erro foi imediata.
O mapa deixa de fora o Distrito do Curupá (História do Distrito do Curupá - Clique aqui), que é um dos poucos existentes no Maranhão e foi criado pela lei estadual nº 269, no dia 31 de dezembro de 1948, em divisão territorial datada de 1-VII-1950, no ultimo dia deste ano completará o Curupá completará 66 anos.
Mapa / Foto do mapa: Raildson Rocha
Tal Distrito fica situado à margem esquerda do Rio Parnaíba, local onde primitivamente habitaram os índios ‘Tapuias’. O Rio Parnaíba serve de linha divisória entre o estado do Maranhão e estado do Piauí, e não o Rio Parnaibinha conforme mostra o mapa. Não reconhecer estes traços histórico-geográficos é excluir boa parte do território e da história do povo deste município.
Além deste Distrito reconhecido por lei estadual, vários povoados ficam de fora do Estado do Maranhão, entre eles: Boqueirão, Taboca, castelo, Macacos e outros. Pela divisão feita no mapa, todos esses povoados e o Distrito do Curupá pertenceriam ao estado do Piauí e não ao Maranhão como é atualmente.
Como se trata de um mapa que informa principalmente a distância das fazendas produtoras de sojas da região, seria interessante que a empresa que confeccionou, pudesse colocar um novo mapa com as divisões oficiais no local e até mesmo distribuir pelas cidades vizinhas.
Por Raildson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!