sábado, 28 de junho de 2014

VI EDIÇÃO DA CORRIDA DA FOTOGRAFIA SERÁ DIA 31 DE AGOSTO

VI CORRIDA DA FOTOGRAFIA TERÁ MAIS DE 3.000,00 EM PRÊMIOS
Dia 31 de agosto!
VI ANO / Imagem: Divulgação
Vem ai a VI Corrida da Fotografia de atletismo, idealizada por Araldi Foto Estúdio na pessoa de Luciano Araldi, em Alto Parnaíba – MA.
A ideia chega ao seu sexto ano, incentivando e proporcionando saúde e lazer através do atletismo. Luciano une num mesmo evento, fotografia e atletismo, para divulgar e ao mesmo tempo proporcionar lazer. O Nome do evento vem da comemoração do dia internacional da fotografia, em 19 de agosto.
A concentração dos atletas será na Praça Homerino Segadilha, a partir das 6h30 com largada na MA 006 a 10 km do centro. A chegada será na Praça Homerino Segadilha, mesmo local da largada. Logo após a corrida dos 10 km masculina, acontecerá a corrida dos 400 metros masculino e feminino na AV. Rio Parnaíba.
A entrega da premiação aos primeiros colocados e sorteio de brindes para os participantes, será logo após o evento, sendo este ano mais de 3.000,00 em prêmios! Informações: 89 3569 7014
Todos estão convidados a participarem deste evento. Apoio: Blog Folha Mistura Total
 Por Raildson Rocha

... E OS PROFISSIONAIS DO SARNEYSISMO???

... E OS PROFISSIONAIS DO SARNEYSISMO???
Quem faz parte do grupo?
Imagem: Reprodução
Foi só o comandante maior do grupo que detém o poder no Estado há quase cinco décadas anunciar sua aposentadoria, que já tem blogueiros preocupados com o futuro de suas postagens pra lá de tendenciosas.
Infelizmente, a aposentadoria  do chefe do grupo não quer dizer que o poder político também se aposentará.  Contudo, será o começo de uma nova era e é justamente essa nova era que os deixam tão preocupados.
Quem será realmente que ganhou dinheiro ao longo de quase  cinco décadas de poder de um grupo?
Quem luta contra?
Ou quem faz parte do grupo?
O Maranhão começa a se liberta e com certeza os próximos cinquenta anos serão bem diferentes dos cinquenta que já se passaram.

PCdoB DO MARANHÃO REALIZA CONVENÇÃO NESTE DOMINGO

PCdoB DO MARANHÃO REALIZA CONVENÇÃO NESTE DOMINGO
Com a presença de militantes de Alto Parnaíba!
O PCdoB com a presença de militantes de Alto Parnaíba e de todo Maranhão irá realizar neste domingo (29), a partir das 8h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, na Avenida Jerônimo de Albuquerque no bairro Cohafuma, na capital São Luís, sua convenção partidária.
Blogueiros na Litorânea  - São Luís - MA
Além do PCdoB, serão realizadas as convenções do PDT, PSB e PPS. Também estarão presentes manifestando apoio à coligação os partidos: PSDB, PP, PTC, PROS e Solidariedade.
A convenção partidária irá homologará a candidatura de Flávio Dino a governador do estado, Carlos Brandão a vice e Roberto Rocha a Senador.
Antes, porém, neste sábado (28), a comitiva parou para prestigiar a vitória da seleção brasileira sobre o Chile nos pênaltis. A casa do Blogueiro Bosco Ascenso virou quase um estádio de futebol. Além do jogo, a comitiva visitou diversos pontos turísticos da capital que é patrimônio de humanidade, São Luís - MA.

terça-feira, 24 de junho de 2014

PE. UGO MONTANGNER FESTEJA 40 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL EM ALTO PARNAÍBA

PE. UGO MONTANGNER FESTEJA 40 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL EM ALTO PARNAÍBA
São 36 anos dedicados à missão na Diocese de Balsas!
Pe. Ugo / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
Na última quarta-feira (18/06), às 19h, na Igreja Nossa Senhora das Vitorias, em Alto Parnaíba - MA, aconteceu a Celebração Eucarística de Ação de Graças pelos 40 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Ugo Montangner, pároco desta paróquia.
Pai Nosso / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
A festa reuniu centenas de pessoas, entre amigos e paroquianos. Regada a muita alegria, Pe. Ugo recebeu os convidados, que lhe parabenizaram e comemoram junto com ele. Estiveram presentes também, além do bispo diocesano Enemésio Ângelo Lazzaris, os padre: Genivaldo Ribeiro, Gianfranco, Alex, Batista, Nadir, Robertinho, José Alberto, Rogério, Isaias (de Santa Filomena) e um missionário comboniano.
O Bispo e os Padres / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
São 40 anos de vida sacerdotal voltado ao trabalho ao próximo, sendo 36 anos dedicados à missão na Diocese de Balsas, no Sul do Maranhão. Dos 36 anos, já são quase 5 anos na Paroquia Nossa Senhora das Vitórias em Alto Parnaíba – MA.
O Bispo e os Padres / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
VEJA UM RELATO COMPLETO DOS 40 ANOS DE MISSÃO DO PE. UGO MONTANGNER
Pe. Ugo / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
PRIMEIROS ANOS
Nasceu em 11 de maio de 1946, na cidade de San Donà di Piave, na Itália. Ugo Mantagner é o segundo dos cinco filhos do casal Carlos Montangner e Liberina de Biagge família muito católica.
Festa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
O menino Ugo foi batizado e posteriormente recebe a Primeira Eucaristia e inicia seus estudos em sua cidade natal, e, aos 11 anos de idade ouvindo o chamado de Deus entra para o Seminário Menor, estudando com osmissionários do Pontifício Instituto Missões Estrangeiras, na cidade de Treviso em sua diocese.
Festa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
Mas tarde, juntamente com seus colegas foi enviado para o seminário de Newarkn (Núark) no estado de New Yersey (Niu Jersi) em New York para estudar na Universidade dos Jesuitas “Fordham University” onde estudou para Máster Degree em psicologia Educacional.
Festa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
Dali foi para Roma, Itália, trabalhar nas peregrinações romanas acompanhando romeiros pelos santuários do mundo, estava ligado diretamente ao Vaticano e neste período teve a honra de encontrar com o Papa João Paulo II.
Dom Enemésio / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
ESTUDOS
Mais tarde estudou Teologia na cidade de Florência e sendo ordenado sacerdote na Catedral de Siena em 12 de junho de 1974. E, como Diácono e, Padre foi encarregado da juventude do centro da cidade e posteriormente vigário da Catedral.
Festa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
Dom Rino Carlessi, bispo da diocese de Balsas, sentindo a necessidade de padres diocesanos pediu ao bispo de Siena que lhe enviasse missionários, e, este sensibilizado com a necessidade de evangelizadores na diocese amiga de pronto atende ao pedido.
Festa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
Padre Ugo sempre manifestou seu desejo de trabalhar pelo mundo anunciando a palavra, e, mais uma vez ouviu o chamado de Deus e o clamor do povo sofredor dos rincões do sertão sul maranhense.
Festa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
CHEGADA AO BRASIL
Chegando ao Brasil em outubro, e, já em 09 de novembro de 1978 é recebido na diocese de Balsas pelo Vigário Geral Padre Franco Masserdoti que o designa para trabalhar na paroquia de Riachão, chegando lá no Natal deste mesmo ano. 
Festa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
RIACHÃO
Padre Ugo permaneceu nesta paroquia durante 9 anos e ali, passou por experiências marcantes em sua vida, e, por anunciar um Evangelho libertador sofre ameaças de morte e é enviado de volta à Itália.
Festa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
ESTADOS UNIDOS
No período de 1982 a 2002 conciliou os trabalhos de vigário diocesano e missionário nos Estados Unidos, que a pedido dos Bispos D. Rino e D. Franco, com ajuda dos Missionários Combonianos, peregrinava nas paróquias falando da situação de vida da diocese arrecadava ofertas para ajudar na construção do projeto de Deus.
Entrevista / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
VOLTA AO BRASIL
Depois da ida para a Itália, mas, acostumando com a vida no Brasil, só aguentou quatro anos e pediu para voltar para Diocese de Balsas, reassumindo o trabalho Pastoral na dia 30 de agosto de 1991, nas paróquias de S. Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba em companhia do Pe. Sebastião Leite.
Entrevista / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
SÃO FELIX DE BALSAS
Em janeiro de 1992, D. Rino o transfere para ser Pároco em São Felix de Balsas e Loreto, devido a saída do Pe. Felix que foi estudar em São Luís. Conciliou as duas paróquias no período de cinco anos.
Entrevista / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
COCO DE APARECIDA E LORETO
Em suas andanças pelo interior do município descobre a grande devoção do povo ao Santuário de Nossa Senhora do Coco de Aparecida e, que por decisão da diocese não era visitado pelos padres.
Entrevista / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
Mas, vendo o abandono e a necessidade de uma organização, principalmente durante os festejos de agosto em que muitos Romeiros tinham que se virar hospedando em pequenas barracas de palha e, a grandiosidade da fé do povo que ia rezar e pagar suas promessas em uma pequena Capela, ali o Padre Ugo ouve mais uma vez o apelo de Deus, arregaçando as mangas trabalha pesado para organizar e animar os Romeiros, ouvindo as histórias de milagres de Nossa Senhora do Coco de Aparecida, ali foram dedicados 21 anos de trabalho. Pe. Ugo permanece em Loreto por 18 anos.
Entrevista / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
PROFESSOR NA UEMA
Desde que chegou a diocese de Balsas em 1979, por falar fluentemente o Inglês foi convidado a lecionar, no Ginásio de 2º Grau em Riachão, Loreto e na UEMA em Balsas.
Missa / Foto: Raildson Rocha - Agência BPI/FMT
ALTO PARNAÍBA
Em 2009 D. Enemésio sente a necessidade de fazer mudanças na Diocese e resolve transferir todos os párocos e envia o Padre Ugo para assumir a paróquia de Nossa Senhora das Vitorias – Alto Parnaíba, no lugar do Padre Ego.
Por Raildson Rocha e Carlos Biah
VEJA TODAS AS FOTOS: CLIQUE AQUI

FESTA JUNINA DO CE VITORINO FREIRE FOI SUCESSO

FESTA JUNINA DO CE VITORINO FREIRE FOI SUCESSO
Confira o que aconteceu nos bastidores!
Tv Mistura Total - Ensaio da quadrilha do CEVF
Mais uma vez o Centro Ensino Vitorino Freire em Alto Parnaíba- MA, realizou sua tradicional quadrilha do ultimo dia 07 de junho, veja o que rolou nos bastidores.
VEJA MAIS: CLIQUE AQUI

sábado, 21 de junho de 2014

BR 235/PI: TERCEIRO TRECHO PARA CHEGAR A SANTA FILOMENA AINDA CAUSA DOR DE CABEÇA

BR 235/PI: TERCEIRO TRECHO PARA CHEGAR A SANTA FILOMENA AINDA CAUSA DOR DE CABEÇA
A tão sonhada Ponte nem previsão!
BR 235 / FOTO: ARQUIVO DO BLOG
A BR-235 é a principal rodovia do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) no Piauí, onde ligará as cidades de Gilbués e Santa Filomena - PI, trecho de 130 km com asfalto. A ordem de serviço para pavimentação asfáltica dos 130 km da BR 235 entre Gilbués e Santa Filomena, sob responsabilidade da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), com recursos do PAC 2, foi assinada pelo Governador Wilson Martins no dia 20 de janeiro de 2012.
BR 235 - PI / Foto: Maurílio Feitosa / Blog Mistura Total
A pavimentação da BR-235/PI foi dividida em três etapas, o primeiro trecho, de 40 km, já está construído e teve início no entroncamento com a BR-135, entre as cidades de Gilbués e Monte Alegre e terminou após o Povoado Grotões. Nesse trecho tem a maior ladeira de todo o percurso, que ainda não foi concluída (a obra está parada há vários meses), mais uma parte do asfalto por baixo da ladeira já foi feito.
A segunda, também já concluída, com cerca de 50 km, começou após o Povoado Grotões e já chegou ao Povoado Matas, restando apenas à conclusão da segunda ladeira do percurso, que já está quase pronta para receber asfalto.
BR 235 - PI / Foto: Maurílio Feitosa / Blog Mistura Total
A terceira e última etapa, com cerca de 40 km, vai do Povoado Matas até o Rio Parnaíba, passando pelo vale do Rio Taquara. Se somadas todas as partes com asfalto, chegam mais ou menos a 115 km, não incluído as duas ladeiras mencionadas anteriormente. Os serviços de terraplanagem e desmatamento estão a cerca de 15 km de Santa Filomena.
O asfalto além de enterrar boa parte da antiga estrada que era praticamente intrafegável, vem beneficiando uma das regiões de maior produção de grãos do Estado, a dos Cerrados de Santa Filomena. Mas o pequeno trecho que ainda não possui asfalto e nem terraplanagem, tem se tornado a dor de cabeça de motoqueiros e motoristas.
BR 235 - PI / Foto: Raildson Rocha / Blog Mistura Total
Ontem (20), visualizei três caçambas carregadas quebradas nesse trecho, e uma sem conseguir subir uma ladeira (12 km de Santa Filomena), e segundo o motorista um grande buraco e a grande quantidade de pó (puaca como é conhecido popularmente), impedia a passagem da mesma e dos demais carros. A situação é pior para quem trafega de moto, a poeira tem sido um vilão nesse trecho.
A tão sonhada Ponte Estaiada sobre o Rio Parnaíba, ainda depende de uma autorização ambiental do IBAMA para poder iniciar as obras. A inauguração da estrada está prevista para dezembro, até lá muita água irá correr no Rio Parnaíba, e o pior, sem ponte.

terça-feira, 17 de junho de 2014

1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF SERÁ REALIZADO EM ALTO PARNAÍBA

1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF SERÁ REALIZADO EM ALTO PARNAÍBA
Será realizado no dia 18 de junho às 08h na Câmara Municipal!
Selo UNICEF / Imagem: Reprodução
A Prefeitura de Alto Parnaíba - MA aderiu, ao Selo Unicef – edição 2013/2016. A partir de agora, o município inicia uma série de atividades, dentre elas, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef,  a ser realizado no dia 18 de junho das 08h às 13h, na Câmara Municipal Vereador Homerino Segadilha.
O evento deverá elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 17 anos, em Alto Parnaíba – MA, além de um plano de ação municipal, sugerindo pontos de melhorias a contemplar as políticas públicas aplicadas no município e que precisam ser trabalhadas no decorrer da vigência da edição.
O encontro terá a promoção da Prefeitura, articulado pelas Secretarias e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA), além de entidades convidadas. O Selo tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Por Raildson Rocha

RALLY DA AMIZADE COMPLETA 10 ANOS E VISITARÁ JALAPÃO

RALLY DA AMIZADE COMPLETA 10 ANOS E VISITARÁ JALAPÃO
“Rumo ao Jalapão 2014 venha curtir essa emoção”!
A 10ª edição do Rally da Amizade é a mais charmosa das últimas edições, pois irá visitar as belezas naturais do jalapão.
O Rally da Amizade é hoje evento obrigatório para quem gosta de aventura e paisagens belíssimas. O Rally que já teve edição de 1100 km passando por 4 estados (MA, TO, BA e PI), vem se tornando um dos maiores do Brasil neste tipo de modalidade.
A edição comemorativa de 10 anos com tema: “Rumo ao Jalapão 2014 venha curtir essa emoção”, irá visitar Mateiros – TO uma das cidades que fica na área de conservação ambiental do Jalapão.
8ª edição / Foto: Maurílio Feitosa
O jalapão é uma unidade de conservação ambiental e um dos principais roteiros para quem pratica turismo de aventura. O lugar com vegetação rasteira similar às savanas tem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e dunas de areias douradas. Fica localizado a 180 km da capital Palmas.  Ocupando uma área de 34 mil quilômetros, envolvendo oito municípios: Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins, segundo informações do portal do Jalapão Tocantins.
O Rally da Amizade inicia e termina na cidade de Alto Parnaíba - MA, que encanta visitantes com seus 148 anos de história. O evento deste ano será realizado nos dias 17, 18,19 e 20 de julho de 2014. As inscrições já podem ser feitas com PEBA Produções, que é o organizador do evento. As modalidades são: Moto, Quadriciclos, UTV e Carros.
A abertura acontece na noite de 17 de julho com uma grande festa com Dj Gilmário comandando o super som da S10 K-BAÇA e S10 K-LA BOKA Black. No dia 20, na chegada acontece à festa com o som pesado da BALA de PRATA TRUCK, as festas serão realizadas no Club Lava-Jato do Ribinha, na Av. Rio Parnaíba.
O Blog Mistura Total mais uma vez apoia e incentiva essa competição que já faz parte da nossa história. Venha curtir essa emoção!
Por Raildson Rocha

segunda-feira, 16 de junho de 2014

FESTAS JUNINAS NO MARANHÃO

FESTAS JUNINAS NO MARANHÃO
O casamento entre cultura e turismo!
Este mês de junho é marcado pelas vozes animadas dos apaixonados pela democracia, que se movimentam pela realização das convenções partidárias. São discursos, músicas e foguetes que mobilizam milhares de pessoas, aceleram corações e reacendem esperanças de que conquistaremos um Maranhão de todos nós.
Coincidentemente, temos a emoção adicional trazida por outros sons: os das festas juninas. As toadas do bumba meu boi e tantos outros ritmos e danças; os sabores do cuxá, das tortas e do arroz maria isabel; e o multicolorido das roupas dos brincantes são mostras vivas da beleza, da diversidade e da força do nosso povo.
As festas juninas são um dos melhores exemplos do que vem a ser o conceito de Economia Criativa, propagado pelo ex-ministro Gilberto Gil. Em sua genialidade de grande compositor, ele nos chamava a atenção para a imensa força mobilizadora da sociedade – e, portanto, dos recursos econômicos – que a cultura tem em nosso país.
A execução de políticas públicas que fomentem esse papel de mobilização econômica da criatividade humana é uma importante função do Estado. Sob esse aspecto, temos de incentivar a criatividade de nosso povo, a fim de gerar ganhos econômicos com a movimentação gerada por turistas brasileiros e estrangeiros, além dos próprios moradores das cidades maranhenses.
Durante minha passagem pela Embratur, procurei ao máximo explorar esse aspecto cultural do interesse dos estrangeiros pelo nosso país. Apostamos nas atividades da economia criativa como um enorme diferencial de nosso país como destino turístico. Os bons resultados nas cidades-sede da Copa estão sendo colhidos agora, com presença de centenas de milhares de turistas para assistirem aos jogos, coincidindo com diversas atividades culturais que certamente estão encantando muitos corações e gerando trabalho e renda para muitos brasileiros. Lutei bastante para que o Maranhão pudesse usufruir de parte dessa movimentação, mas a inércia do governo do Estado é realmente impressionante, em todos os planos.
No comando da Embratur, organizei diversas visitas guiadas de jornalistas estrangeiros a nosso estado, com o intuito de que mostrassem lá fora as belezas que bem conhecemos aqui – entre elas, as festas juninas. Nessas viagens, repórteres de outros países conheceram nossas festas juninas, parte fundamental da economia criativa maranhense. Com essas informações, retornaram aos seus países e escreverem sobre nossa diversidade cultural. Vários artistas e grupos culturais maranhenses se apresentaram na Europa e na América do Sul, com o apoio da Embratur. E agentes de viagens de vários países foram trazidos para conhecer e se habilitar a vender o destino Maranhão em suas empresas. Todas essas ações foram acompanhadas de investimentos em publicidade em mercados emissores prioritários. Ou seja, a promoção turística foi feita com intensidade inédita, mas isso só vai produzir mais resultados com a continuidade e com a estruturação adequada de nossos atrativos turísticos.
O casamento entre cultura e turismo, sob a égide da Economia Criativa, é um bom exemplo do que devemos fazer juntos para que o Maranhão ande para frente, com a geração de oportunidades de trabalho para o nosso povo e difusão de alegrias para todos. Eis uma grande tarefa que haveremos de ter, com a proteção de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal.
Flávio Dino, 46 anos, foi presidente da Embratur, deputado federal e juiz federal. Atualmente coordena o movimento Diálogos pelo Maranhão

sábado, 14 de junho de 2014

PROFESSORA PREMIA ALUNA COM TABLET PELO ATO DE LER

PROFESSORA PREMIA ALUNA COM TABLET PELO ATO DE LER
“Passei aqui 30 anos e 2 meses nessa escola. Pra mim aqui é minha família”!
Professora Maria das Vitórias e o Gestor Raimundo Maia / Foto: Raildson Rocha
Este final de período o Centro de Ensino Vitorino Freire, foi marcado por fortes emoções. Uma delas chamou bastante atenção, por não ser algo rotineiro, estou falando do projeto “A importância do Ato de Ler” criado pela professora Maria das Vitórias Vieira Castelo Branco que ministrava aulas de Língua Portuguesa, e premiou uma aluna com um tablet.
Aluna Shallana e a Professora Maria das Vitórias / Foto: Smith Rosa
A professora Maria das vitórias, grande lutadora pelo ensino público nesta cidade, fará falta nas salas de aula, a mesma será beneficiada com a aposentadoria após 30 anos de trabalho. Suas últimas aulas foram realizadas no dia 11 deste mês de junho. A mesma se emocionou ao falar se sua aposentadoria e do projeto, em entrevista ao Blog, na tarde deste dia 12.
Shallana Rosa / Foto: Smith Rosa
A aluna Shallana Silva Nunes Rosa, do 1º ano C, do Centro de Ensino Vitorino Freire, única escola pública do estado na cidade, foi a contemplada com o prêmio de um tablet, na conclusão do projeto “A importância do Ato de Ler”. A aluna que é filha do blogueiro Smith Rosa leu vários livros e apresentou a história aos colegas da escola.
Maria das Vitórias / Foto gentilmente cedida por Edna Gama
VEJA A ENTREVISTA NA INTEGRA:
Blog FMT: Como surgiu a ideia de criar um projeto que premiasse o aluno que mais tivesse lido livros?
Maria das Vitórias: Foi pensando em melhorar o conhecimento deles, a leitura, a linguagem, a expressão, a escrita. Especialmente o 1º ano C, turma que ministrava esta disciplina.
Blog FMT: Como ocorreu a escolha do prêmio?
Maria das Vitórias: No dia que fiz a proposta pensei em um celular ou num tablet. Após ver que o celular é muito comum, decidir pelo tablet.
Blog FMT: Quando teve início esse projeto?
Maria das Vitórias: Em meados de março, eu fiz a proposta de quem conseguisse ler mais livros e apresentasse, daria um prêmio. Na hora não divulguei o que seria, e o tablet, foi devido à tecnologia avançada que facilitará ainda mais a leitura.
Blog FMT: Como foi o processo de conclusão desse trabalho? E como foi a relação da ganhadora com a leitura?
Maria das Vitórias: Ela (Shallana Silva Nunes Rosa) até ressaltou em sua fala, que às vezes agente faz algo pensando de alcançar algo e não acontece, e às vezes agente planeja e consegue mais do que se planejou. E ela me surpreendeu, pois apresentou melhor aqui no palco, do que na sala. Dai ela mesmo respondeu que se desenvolveu muito, até o espaço dela, ela preencheu mais. Ela se apegou ao projeto, apreciando ainda mais a leitura...
Blog FMT: O pai (Smith Rosa) esteve presente no evento parabenizando a filha, como você avalia essa presença do corpo docente e da família?
Maria das Vitórias: Procurei envolver o corpo docente e a família. A presença do pai foi para dar ênfase na relação filha e pai, para aproximar a família da escola. E também para ver como ela é uma aluna boa em sala de aula, na escola.
A professora Elaine, nem se fala, pois sou uma grande admiradora dela. É uma pessoa muito sábia, segura do que fala.
O professor Maia, me comoveu em tudo que falou, por que eu convivi mais aqui com eles do que com minha família, pois passei aqui 30 anos e 2 meses nessa escola. Pra mim aqui é minha família também.
Blog FMT: Qual lição você deixa para que se adquira o hábito da leitura nessa nova geração?
Maria das Vitórias: Que eles corram atrás de mais leitura, utilizando, sobretudo, a internet, pesquisando e utilizando os novos meios.
Maria das Vitórias / Foto gentilmente cedida por Edna Gama
A professora Maria das Vitórias finalizou dizendo que se sentia uma vencedora: “O que eu sinto, é que sou uma vencedora, por que eu passei esse tanto de anos e estou sendo contemplada com a aposentadoria. Acho que sou comtemplada por Deus e também pelos colegas. Teve momentos difíceis, mas superamos juntos e meus colegas são minha família, por isso chorei tanto, mesmo sabendo que sempre estarei por aqui, perto de vocês”.
Agradecimentos: Edna Gama e Smith Rosa pelas fotos
Por Raildson Rocha

terça-feira, 10 de junho de 2014

PARÓQUIA DE SANTA FILOMENA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO

PARÓQUIA DE SANTA FILOMENA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO
A programação começa às 5 horas do dia 6 de Agosto!
Praça Barão de Paraim / Foto: Raildson Rocha
 A Paróquia de Santa Filomena, que costuma reunir milhares de fiéis irá celebrar seu festejo entre os dias 06 a 15 de agosto, em Santa Filomena – PI. 
Programação / Imagem: Reprodução
 A programação começa às 5 horas do dia 6 de Agosto (Quarta-Feira) com a Alvorada e a queima de fogos de artifício, seguidas do Café da Manhã Comunitário na Barraca da Igreja. Esse ano, além do leilão de animais (14/08), terá também o “bingão” de 2 motos 0 km (15/08).
Programação / Imagem: Reprodução
 Saiba mais: CLIQUE AQUI

sexta-feira, 6 de junho de 2014

GREVE SOBRA PARA POPULAÇÃO MAIS UMA VEZ

GREVE SOBRA PARA POPULAÇÃO MAIS UMA VEZ
De quem era mesmo a greve???
Os rodoviários passaram 16 dias em estado de greve, pegaram uma multa que jamais vão conseguir pagar, infernizaram a vida de toda a sociedade e conseguiram apenas um misero reajuste de 7,8% nos salários e 9,6% no ticket-alimentação. Enquanto que os donos das empresas vão receber algo em torno de 7 milhões de reais da Prefeitura e ainda vão reajustar a tarifa para R$ 2, 40, um aumento de R$ 0,30 centavos.
Sobrou mais uma vez para a população!