quinta-feira, 16 de junho de 2016

ESCOLAS DA URE DE BALSAS DEBATEM SOBRE O PROJETO “ESCRAVO, NEM PENSAR!”

ESCOLAS DA URE DE BALSAS DEBATEM SOBRE O PROJETO “ESCRAVO, NEM PENSAR!”
O CE Vitorino Freire esteve presente e apresentou trabalhos!
Aconteceu ontem (15), durante o dia todo, a primeira etapa de formação sobre o Projeto “Escravo, nem pensar!” da Ong Repórter Brasil e do Governo do Estado do Maranhão, na escola Luiz Rêgo na cidade de Balsas – MA, destinados aos professores das escolas da Unidade Regional de Balsas (URE).
Os professores compartilharam produções escolares sobre o trabalho escravo contemporâneo e participaram de discussões a respeito de temas relacionados aos direitos humanos.
Alto Parnaíba esteva representada pelos Professores Raildson Rocha e Iramar Silva, e na oportunidade foi apresentado fotos de uma dança e um monólogo ambos realizados com alunos do Centro de Ensino Vitorino Freire, sobre a temática.
A finalidade do programa no Maranhão é desenvolver ações educativas em escolas da rede estadual de ensino, voltadas à prevenção e ao combate ao trabalho escravo nas regionais cujos municípios são os mais críticos em relação à ocorrência de trabalho escravo. A meta é alcançar 10 mil professores e 190 mil alunos até esse ano.
Além do CE Vitorino Freire diversas escolas desenvolveram ou irão desenvolver projetos sobre o tema. Entre as atividades apresentadas destaque para as apresentações teatrais, paródias e seminários para multiplicar as informações nas comunidades e deixar o tema em evidência.
Sobre o projeto
O programa "Escravo, nem pensar!" forma professores e líderes populares para atuarem na prevenção ao trabalho escravo nos municípios com alto índice de aliciamento ou de ocorrência desse crime. A partir do curso, os participantes são estimulados a multiplicar, na sala de aula e nas comunidades, as informações sobre esse tipo de violação dos direitos humanos.

O "Escravo, Nem Pensar!" foi lançado em 2003, com o 1º Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (PNETE), e inserido em alguns planos estaduais, como os do Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!