quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CONVÊNIO COM HOSPITAL SÃO JOSÉ FAVORECE ALTO PARNAÍBA

CONVÊNIO COM HOSPITAL SÃO JOSÉ FAVORECE ALTO PARNAÍBA
22 municípios favorecidos!
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), firmou convênio nesta quarta-feira (10) com a Sociedade Beneficente São Camilo, que gerencia o Hospital São José, no município de Balsas. O convênio prevê repasse de mais de R$ 300 mil por mês pela gestão estadual, 50% a mais no orçamento mensal da unidade. A unidade é voltada para a assistência materno infantil, em nível ambulatorial e hospitalar. A ação é uma das medidas adotadas pelo Governo do Estado para o aperfeiçoamento da saúde no município de Balsas e demais 22 municípios da região.
Imagem: Reprodução
Dentre as principais atividades do Hospital São José estão as internações pediátricas da região e os partos. Atualmente, o Hospital São José realiza 180 partos e executa 550 internações por mês. A medida permitirá o reforço no número de profissionais que compõe a equipe médica e melhores condições de atendimento ao público que acessa a unidade.
“A intervenção a partir da assinatura desse convênio, vai oferecer aos usuários da unidade hospitalar, na prática, atendimento mais ágil e mais qualificado. A intenção é fortalecer o atendimento em saúde na região, que carece de assistência, para reparar a defasagem histórica de serviços em saúde à população da regional de Balsas. A gestão do hospital terá que fazer ajustes em contrapartida: pedimos a revisão dos procedimentos, adotando protocolos e critérios melhor definidos, para que haja, por exemplo, classificação de risco no contexto do acolhimento e auxílio psicossocial”, listou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.
Segundo o diretor administrativo do Hospital São José, Samuel Peter Krause, a casa de saúde conta com 63 leitos, dentre os quais 80% voltados para o atendimento SUS. Para ele, o convênio significa melhor gestão da unidade. “Esse convênio é um anseio muito antigo da região de que o estado ajude a manter o hospital regional. O Sus prevê custeio tripartite; o estado até então nunca tinha participado desse custeio e agora o convênio vai permitir um trabalho melhor”, explicou Samuel.
A parceria acarreta ainda benefícios como o partograma, procedimento de anotações de sinais vitais e evolução do parto, que dá maior segurança e evitar complicações não observadas. Outra novidade será a permanência de um pediatra na unidade, em regime de plantão 24h. “Anteriormente, o pediatra ficava de sobreaviso, mas agora vai passar a ser presencial. Todas as crianças que nascem vão ser monitoradas”, detalha Samuel Peter.
O Hospital São José também deverá obedecer a critérios que o tornem referência de urgência e emergência obstétrica e para o pré-natal da região, com o objetivo de colaborar com a redução da mortalidade materna. O convênio projeta ainda a adoção do parto humanizado com critérios específicos, como métodos não invasivos, com massagens e técnicas de relaxamento, direito à privacidade no local de parto e respeito à escolha do acompanhante durante parto e trabalho de parto pela parturiente.
A estrutura da unidade também sofrerá adequação: haverá ajustes desde a porta de entrada, pré-parto, parto e alojamento conjunto até a individualização de leitos no pré-parto e parto, climatização do pré-parto e alojamento conjunto. Atualmente, o Hospital São José já dispõe, entre outros serviços, de diagnóstico por imagem (ultrassonografia), diagnóstico por laboratório clínico e eletrocardiograma, além de serviço de farmácia.

Fonte: Ses

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!