segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ALTO PARNAÍBA TERÁ NOVA ELEIÇÃO PARA GESTOR ESCOLAR

ALTO PARNAÍBA TERÁ NOVA ELEIÇÃO PARA GESTOR ESCOLAR
O processo visa assegurar a gestão democrática e participativa!
Candidatos ao processo seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades de ensino da rede pública estadual podem se inscrever a partir desta segunda-feira (24). Este é o segundo ano de eleição para gestor de escola no estado do Maranhão com a participação de professores, funcionários, alunos e pais. O processo foi regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, do governador Flávio Dino.
O processo visa assegurar a gestão democrática e participativa na escola pública estadual e será realizado, neste ano, em escolas com Caixa Escolar ativo, onde não houve processo seletivo democrático no ano de 2015 por falta de candidatos inscritos, sem candidatos eleitos e onde há vacância. Não participam do processo escolas indígenas, quilombolas, unidades localizadas em áreas de assentamento, escolas militares, de tempo integral e de educação especial.
Ao todo serão ofertadas 596 vagas de gestor/diretor geral e gestor auxiliar/diretor adjunto, distribuídas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). “A importância da eleição de gestores é a participação dos estudantes na escolha de quem representa a escola e administra o nosso futuro e o ambiente que vivemos”, destacou Talia Loureiro, estudante do Centro de Ensino Jornalista João Lisboa (Cejol).
“Este momento demonstra abertura, democracia nas escolas, já esperávamos isto há muitos anos e agora virou realidade”, comemorou o professor Otoniel Souza Nascimento, da escola Cejol. Para a supervisora da escola Modelo Bendito Leite, Silva Diniz, o envolvimento da comunidade escolar no processo é fundamental para garantir autonomia à gestão escolar. “O estudante vai estar mais envolvido com a gestão, pois ele escolherá de forma direta o novo gestor”, opinou.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que a eleição para gestor escolar da rede estadual do Maranhão impacta diretamente na melhoria dos indicadores educacionais. “O papel do gestor é fundamental para o processo de organização, administração e tomada de decisões na escola e isso deve ser realizado por meio de práticas participativas e democráticas. O processo eleitoral que está em curso é formativo e também tem foco nos resultados e na qualidade no processo de ensino e da aprendizagem”, realçou.
Inscrições
As inscrições para o processo serão realizadas até o dia 28 (sexta-feira). Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição que consta no Edital disponível no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Educação, e encaminhá-la, junto com a documentação, para o e-mail: eleicaogestores@educacao.ma.gov.br. Ao enviar os documentos, o candidato deve especificar, no campo “assunto”, o nome da escola e o município (exemplo: assunto: “CE/UE/UI nome da escola – município).
Para se candidatar, o profissional deve ter curso de Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia; ser efetivo na rede pública estadual; ter pelo menos três anos de efetivo exercício do magistério; estar em exercício na escola em que vai concorrer, há pelo menos seis meses, comprovado por meio de declaração do chefe imediato; não estar em processo de aposentadoria ou respondendo a Processos Administrativos Disciplinares; comprovar, por meio de certificado ou declaração da autoridade competente, que participou e foi aprovado em curso de gestão ministrado pela Fundação Sousândrade (2015) ou que participou e foi aprovado em curso de formação Mais Gestão (2016).
Conforme o edital, não poderá concorrer ao processo o candidato que estiver com pendência financeira acerca de recursos públicos do Tesouro Estadual recebidos pela escola.
O processo será conduzido pela Seduc, por intermédio da Comissão Eleitoral Estadual, que será constituída por representantes da Secretaria, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica, das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma); um aluno da rede estadual, indicado pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e um representante de pais.
Calendário
A Seduc divulgará no dia 3 de novembro a relação das inscrições deferidas. O prazo para recursos é de quatro dias contados a partir da divulgação. A lista final dos candidatos deferidos será publicada no portal da Secretaria dia 10 de novembro.
A campanha eleitoral dos candidatos à função de gestor escolar acontecerá no período 14 a 25 de novembro e a consulta à comunidade escolar (eleições) nos dias 30/11, 1º e 2/12. A posse dos novos gestores escolares está prevista para acontecer até 23 de dezembro.

Fonte: SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!