terça-feira, 29 de novembro de 2016

LUCAS GOMES EX SAMPAIO CORRÊA, FOI UMA DAS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA NO VOO DA CHAPECOENSE

LUCAS GOMES EX SAMPAIO CORRÊA, FOI UMA DAS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA NO VOO DA CHAPECOENSE
Entre as vítimas, o maranhense Ananias! #ForçaChape
A vida é um sopro. Foi com imensa estupefação que o mundo recebeu a notícia com o voo da Chapecoense. Clube irmão no mundo do futebol que iria disputar o jogo mais importante da sua história.
Lucas Silva subiu com o Sampaio em 2013 (Foto: Divulgação)
Entre as vítimas, o maranhense Ananias. Filho da terra, que carregava na bagagem o sonho de ser campeão da Sul-Americana. E Lucas Gomes, jogador conhecido da Bolívia Querida, uma das peças mais importantes da campanha de acesso Tricolor para a Série B no ano de 2013.
Lucas deu sangue, viveu intensamente a alegria de vestir a Camisa do Sampaio Corrêa e compartilhou tamanho orgulho com todo o universo Tricolor. Fica o nosso agradecimento e o sentimento inexplicável de dor por este guerreiro que nos deixou nessa tragédia.
Um dia triste, que une toda uma nação. Um dia que não tem cor, rivalidade, nem barreiras. Um dia para orar pelos irmãos, filho de um único pai, que partem rumo ao firmamento com o sentimento de que são verdadeiros campeões, heróis de todo um País. #ForçaChape

sábado, 26 de novembro de 2016

TASSO FRAGOSO E BALSAS ESTÃO NA LISTA DE ALERTA DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA

TASSO FRAGOSO E BALSAS ESTÃO NA LISTA DE ALERTA DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA
‘Maranhão Contra o Aedes’
Uma pesquisa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, divulgou que o estado do Maranhão possui atualmente 33 municípios em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e vírus da zika.
Desse total, estão em situação de risco os municípios de Amarante do Maranhão, Barra do Corda, São Domingos do Maranhão e São Mateus do Maranhão.
Já as cidades de Vargem Grande, Tuntum, Tutóia, Miranda do Norte, Raposa, Dom Pedro, Açailândia, São João dos Patos, Rosário, João Lisboa, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Chapadinha, Pedreiras, Pastos Bons, Tasso Fragoso, Cururupu, Grajaú, Pinheiro, Balsas, São José de Ribamar, Imperatriz, Paço do Lumiar, Alto Alegre do Maranhão, Mirador, Barão de Grajaú, Caxias, Colinas e Pindaré Mirim estão sendo consideradas em situação de alerta.
Ainda de acordo com o estudo do LIRAa, os municípios de Araioses, Buriticupu, Arari, Estreito, Timon, Coelho Neto, Lago da Pedra, Alto Alegre do Pindaré, Barreirinhas, Bacabal, Itapecuru Mirim, Vitória do Mearim, Codó, Santa Inês, Coroatá, Itinga do Maranhão, Presidente Dutra, Santa Luzia, Viana, Zé Doca e também a capital São Luís se encontra em situação satisfatória.
A divulgação dos dados do LIRAa contou com a participação do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que divulgou também a nova campanha para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus da zika. Segundo o ministro, a nova campanha chama a atenção para as consequências das três doenças e a importância de eliminar os focos do Aedes.
“Para este ano, esperamos uma estabilidade nos casos de dengue e zika. Como chikungunya é uma doença nova, e muitas pessoas ainda estão suscetíveis, pode ocorrer aumento de casos ainda este ano. Porém, para o próximo, também esperamos estabilização dos casos de chikungunya”, explicou o ministro Ricardo Barros.
A Secretaria de Estado e Saúde (SES) informou que o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro deste ano, contempla apenas 30 municípios maranhenses em situação de alerta e que os dados na divulgação destes dados o Ministério da Saúde levou em consideração o LIRAa do mês de agosto. Confira a nota na íntegra abaixo:
Reprodução
NOTA
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro deste ano, a situação de alerta contempla 30 municípios maranhenses. São eles: Açailândia, Alto Alegre do Maranhão, Amarante do Maranhão, Balsas, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Caxias, Chapadinha, Colinas, Dom Pedro, Grajaú, Imperatriz, João Lisboa, Mirador, Miranda do Norte, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Pedreiras, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Rosário, São Domingos do Maranhão, São João dos Pastos, São José de Ribamar, Tasso Fragoso, Tuntum, Tutóia e Vargem Grande.
A SES esclarece que na divulgação destes dados o Ministério da Saúde levou em consideração o LIRAa do mês de agosto. A Secretaria informa também que realiza monitoramento constante, além de oferecer suporte aos municípios, principalmente em casos de surto do mosquito, inclusive por meio de busca ativa, capacitações e trabalho de campo executado por 2.512 mil agentes de endemias em todo o Maranhão. Além disso, a SES realiza a distribuição para os municípios de frascos de repelentes destinados às gestantes inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); oferta kits de trabalho de campo para o combate ao mosquito e kits com material completo de Proteção Individual (EPI) para garantir a segurança dos profissionais que fazem a aplicação dos inseticidas.
A Secretaria dispõe, ainda, de serviços de aplicação de inseticida, ampliando o número para carros equipados com as máquinas de ultra baixo volume (fumacê) usadas para a eliminação do mosquito adulto; além da promoção e distribuição de material educativos de prevenção e combate ao mosquito.
Por fim, a SES informa que está vigor a Campanha ‘Maranhão Contra o Aedes’, que prevê criações de brigadas, trabalhos de limpeza urbana, inspeções de prédios públicos e capacitações.

Fonte: G1/MA

AUDÁCIA DE BANDIDOS PREOCUPA ALTO PARNAÍBA

AUDÁCIA DE BANDIDOS PREOCUPA ALTO PARNAÍBA
O que você puder evitar para se tornar uma vítima fácil, evite!
Assaltos por motoqueiros tem surpreendido a população conforme relatos de testemunhas e vítimas. Alto Parnaíba – MA, sempre foi uma cidade pacata, porém nos últimos anos, além de assaltos praticados por motoqueiros, vários arrombamentos a residências tem crescido na cidade, em chácaras e até em povoados no interior.
Por isto, tomar determinados cuidados quando estiver em ruas pouco movimentadas é primordial para evitar assaltos por motoqueiros e proteger as residências também é importante.
Para evitar esses tipos de incidentes a população precisa mudar alguns hábitos rotineiros que geralmente facilitam a ação dos bandidos, como o de usar aparelhos em locais propícios a roubos: Ruas escuras ou praças, no caminho para casa. Evitar andar com grande quantia de dinheiro ou joias, também evita muitos prejuízos. Além disso, fechar bem as casas antes de sair, verificando bem, contar sempre com o olho amigo dos vizinhos é outra ajuda importante.
Reprodução
Dois casos recentes chamaram atenção, em Alto Parnaíba, um no bairro Santo Antônio, na última sexta-feira (18), onde dois motoqueiros abordaram uma vítima e esta começou a gritar sem parar, sendo socorrida pelos vizinhos, os bandidos fugiram sem nada levar. O segundo aconteceu na madrugada de terça-feira (22), no centro, onde bandidos arrombaram a casa paroquial e levaram vários pertences.
Outra condição apontada para o aumento desses roubos tem sido a procura por celulares baratos, geralmente vendidos por quem comete ou financia esses assaltos.
A ousadia de muitos bandidos que abordam as pessoas de cara limpa, sem capacete, sem nada, tem facilitado a prisão, outro aliado nesse meio, são as câmeras instaladas nas ruas e residências, que podem ajudar a polícia. Mas ainda assim, o que você puder evitar para se tornar uma vítima fácil, evite.

REDE DE 91 KM IRÁ MELHORAR ENERGIA DE ALTO PARNAÍBA

REDE DE 91 KM IRÁ MELHORAR ENERGIA DE ALTO PARNAÍBA
Interligando as subestações de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba!
O Ministério Público do Maranhão firmou acordo com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), para realizar diversas intervenções visando o melhoramento no fornecimento de energia elétrica no município de Alto Parnaíba no Extremo Sul do Maranhão.
Imagem: Reprodução
O acordo foi assinado em 14 de março, após a Promotoria de Justiça da Comarca de Alto Parnaíba ajuizar Ação Civil Pública obrigando a empresa a melhorar os serviços, com prazo final de 31 de dezembro.
Ao todo foram construídos 91 quilômetros de rede elétrica trifásica, com a implantação de 1.030 postes de concreto, interligando as subestações de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba. Foram gastos na obra cerca de R$ 2,8 milhões de reais.

Com informações: MPMA

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PREFEITO ELEITO DIVULGA PRIMEIRA LISTA DE SECRETÁRIOS

PREFEITO ELEITO DIVULGA PRIMEIRA LISTA DE SECRETÁRIOS
Assumem a partir de 1° de janeiro de 2017!
O prefeito eleito de Alto Parnaíba, no Extremo Sul do Maranhão, Rubens Sussumu Ogasawara (PSDB) divulgou os primeiros nomes de sua equipe de governo no final da tarde de hoje (25). Os indicados assumem as secretarias municipais a partir de 1° de janeiro de 2017.
A Secretaria Municipal de Educação ficará sob a responsabilidade da Professora Sandra Regina Lopes, que possui formação em Pedagogia e Filosofia, tem grande experiência na área e já atuou na pasta entre junho de 2009 e dezembro de 2012. A pasta de Saúde será comandada pela Técnica em Enfermagem Flávia Almeida, que já presta relevantes serviços no Hospital Municipal. Para a Secretaria de Assistência Social a indicada é a Professora Silvânia Reis formada em Geografia, Pós Graduada em Projetos Educacionais e Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade, possui larga experiência em Conselhos Municipais, com atuação no Conselho da Criança e do adolescente, Conselho de Assistência Social, da Alimentação Escolar e do FUNDEB e já prestou serviços por 12 anos na Secretaria de Educação.
De acordo com o prefeito eleito Rubens Sussumu, esse momento é de união e de luta, pois o município precisa avançar e para isso acontecer é preciso dedicação e esforço de todos.
Flavia Almeida - Secretaria de Saúde
Sandra Regina - Secretaria de Educação
Silvânia Reis (Primeira da esquerda para direita) - Secretaria de Assistência Social 
As demais secretarias serão divulgadas até janeiro, quando inicia o novo governo. Nessa primeira divulgação Rubens valorizou o público feminino e mostrou que pretende governar olhando de forma sensível aos problemas sociais, educativos e na saúde, nomeando mulheres firmes e com sede de trabalho.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

TV MIRANTE INICIA PROCESSO DE DEMISSÕES EM BALSAS

TV MIRANTE INICIA PROCESSO DE DEMISSÕES EM BALSAS
O Sistema Mirante será vendido!
Depois de muitas especulações sobre o fechamento ou não da maior emissora de televisão do estado do Maranhão, a TV Mirante, finalmente começam as definições.
Reprodução
Nesta segunda-feira (21) quatro funcionários da emissora em Balsas, no sul do Maranhão mal chegaram para trabalhar e se depararam com o aviso de demissão.
Só do jornalismo foram demitidas quatro pessoas, mas se sabe que tem mais demissões em Balsas. Na verdade deve ficar apenas uma equipe de reportagem.
As demissões da TV Mirante se estenderam também para as cidades de Caxias, Santa Inês e deve iniciar também em Imperatriz.
O fechamento do Jornal O Estado do Maranhão, segundo informações ainda não oficiais deve acontecer até o dia 01 de dezembro.
O Sistema de Comunicação Mirante será vendido para o grupo Inter TV, uma rede de emissoras de televisão brasileira, afiliadas à Rede Globo que está presente em três estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Agora no Maranhão.

BALSAS GANHA NOVO CANAL DE TV

BALSAS GANHA NOVO CANAL DE TV
Canal 21!
A estrutura da mais nova televisão da cidade de Balsas, a TV Cerrado canal 21, será a maior do sul do Maranhão e deve inaugurar até o final de dezembro.
O empresário Clóvis Vicente proprietário da TV Cerrado informou que a estrutura do prédio já está terminada e que agora, está comprando equipamentos para deixar em pleno funcionamento a área operacional.
As negociações agora estão em torno do nome da emissora nacional que vai representar o canal 21. O empresário Clóvis Vicente já esteve em São Paulo negociando com fortes nomes de canais da televisão brasileira, entre eles o da TV Bandeirantes.
Diretores da Band devem fazer uma visita à TV Cerrado até o próximo mês. Enquanto isso, estão sendo negociadas algumas contratações de jornalistas para trabalhar na emissora. A grade jornalística ainda não foi definida, mas já sabemos que além dos telejornais, a TV Cerrado contará com programas de entretenimento.
A TV Bandeirantes é uma das emissoras mais bem conceituadas na área do esporte, ganhando inclusive da TV Globo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CÂMARA APROVA AUMENTO DE SALÁRIO PARA PREFEITO, VICE E VEREADORES

CÂMARA APROVA AUMENTO DE SALÁRIO PARA PREFEITO, VICE E VEREADORES
A partir de 1º de janeiro de 2017!
A elevação dos subsídios das autoridades municipais de Alto Parnaíba MA, foi votada na última sexta-feira, 11 de novembro.
Através do Projeto de Resolução 001/2016 e 002/2016, a Câmara Municipal de Alto Parnaíba MA, aprovou aumento de salário de Prefeito, Vice, Secretários e dos Vereadores. O aumento está previsto na Lei Orgânica do município e terá início em 1º de janeiro de 2017.
Com a aprovação do reajuste, os vereadores devem passar a receber R$ 5.500,00 ao mês. Um vereador vai ganhar por cada uma das 4 sessões, o valor de 1.375,00, sem falar as sessões extraordinárias.
O subsídio do prefeito também sofreu reajuste, passando de R$ 14.000,00 para R$ 14.500,00, o do vice-prefeito continua a metade do salário do prefeito, passando de R$ 7.000,00 para R$ 7.250,00. Os subsídios dos cargos de primeiro escalão do Município, passaram de R$ 3.500,00 para R$ 4.000,00.

O reajuste foi aprovado por unanimidade e valerá para o quadriênio de 2017 a 2020, sendo reajustado de acordo com a inflação dos últimos 4 anos, segundo argumentou o presidente da Câmara, Wladimir Rocha, durante a sessão.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

UNIDADE DO VIVA EM BALSAS OFERECE MAIS QUALIDADE

UNIDADE DO VIVA EM BALSAS OFERECE MAIS QUALIDADE
Atende a população de 21 municípios da Região!
 Em todas as regiões, o Governo do Maranhão tem investido para fazer do Viva um órgão mais presente, mais acessível e com mais capacidade de atendimento. As reestruturações mais recentes nas unidades instaladas nos municípios de Balsas, São Bento e Bacabal têm contribuído para melhorar o acesso da população aos serviços da cidadania. Anteriormente, as unidades de Viana, Santa Inês, Carolina, Imperatriz e Açailândia também foram totalmente reformadas para melhor atender e garantir um ambiente digno para os servidores.
O Viva de Balsas atende a população de 21 municípios da Região Sul e cidadãos do Piauí e do Tocantins, foi reestruturada para oferecer um atendimento com mais qualidade e eficiência. No local, são oferecidos diversos serviços à população, entre os quais a emissão de 1ª e 2ª vias do RG, CPF, Antecedentes Criminais, Balcão do Cidadão, Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego.
A unidade de Balsas disponibiliza ao público, também, serviços da Secretária de Estado de Fazenda (Sefaz), Jucema, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Pag Fácil.
Todas as unidades receberam nova pintura em todos os ambientes e, na parte externa; limpeza e manutenção das instalações hidrossanitárias; revisão do sistema de iluminação, parte elétrica, lógica e telefonia, banheiros e copa, com troca e reposição de utensílios; e ainda instalação de novas placas de fachada para facilitar a identificação do órgão e de rampas de acesso para garantir acessibilidade.
De acordo com o diretor geral do Viva, Duarte Júnior, a reestruturação do Viva pretende resgatar a qualidade no serviço prestado pelo órgão em todo o Estado. “Agora, os cidadão de Balsas, Bacabal e São Bento também poderão ter acesso aos serviços da cidadania mais perto de casa, sem precisar viajar a outros municípios. Assim, o Governo do Estado atende prontamente à demanda histórica da população local, oferecendo serviços com mais qualidade, segurança e comodidade a todos os maranhenses”, destacou.
 As reformas fazem parte do plano de ampliação e reestruturação do Viva em todo o estado, Já foram entregues 14 unidades e reformadas oito, somente este ano. Até o final do ano, todas as unidades receberão reforma a fim de assegurar um melhor atendimento em todas as unidades, facilitando o acesso aos serviços oferecidos.

Fonte: Viva

CARGA DE CERVEJA É APREENDIDA EM POSTOS FISCAIS NO SUL DO MARANHÃO

CARGA DE CERVEJA É APREENDIDA EM POSTOS FISCAIS NO SUL DO MARANHÃO
Avaliadas no valor de R$ 310.192,74 e R$ 155.831,52!
Os Postos Fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) nos municípios de Carolina e Barão de Grajaú realizaram, este mês, a apreensão de dois caminhões com carga de cervejas em trânsito pelo Maranhão e que eram destinadas a pequenas empresas do varejo localizadas na cidade paraense de Itaituba e Rio Maria, avaliadas no valor de R$ 310.192,74 e R$ 155.831,52.
O setor de monitoramento de operações da Sefaz constatou que, no período de abril a outubro de 2016, 77 cargas com cervejas transitaram pelo Maranhão destinadas a pequenas empresas no interior do Pará, sem que houvesse o registro de entrada desses veículos naquele estado. Com essa informação, a Sefaz, juntamente com a fiscalização do Pará, detectaram que as empresas indicadas nas notas fiscais como destinatárias das mercadorias não existiam no endereço indicado no cadastro do Pará, configurando como empresas laranjas ou fantasmas.
A partir de então, o setor de fiscalização de mercadorias em trânsito da Sefaz coordenou uma operação que resultou na apreensão dos dois veículos. As cargas em trânsito pelo Maranhão, em operações anteriores, não tiveram registro de entrada no estado de destino, no caso o Pará, sendo irregularmente internalizadas e comercializadas no Maranhão. Foi cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e multa.
O advogado da empresa da cidade de Itaituba entrou com um pedido de liminar e mandado de segurança para que a Justiça ordenasse a liberação do veículo, alegando que a empresa está regular no cadastro do Pará e conforme jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não se pode apreender mercadorias como meio coercitivo para o pagamento de tributos.
 A pedido do juiz titular de Barão de Grajaú, a Sefaz justificou a apreensão informando que não se tratava de apreensão de mercadorias por falta do pagamento de imposto, mas de um esquema fraudulento de obtenção de inscrições estaduais fictícias no estado do Pará, quando o intuito é simular operações interestaduais com cervejas e sonegar o ICMS internalizando irregularmente as cargas no Maranhão e no Pará.
O juiz negou a liminar apresentada pela empresa mediante os relatórios de controle do trânsito de mercadorias e a comunicação do Pará o que demonstra a inexistência do estabelecimento no endereço indicado no cadastro, sendo ainda exigido o recolhimento dos tributos. Quanto à carga destinada à cidade de Rio Maria, o seu representante entrou com pedido em mandado de segurança com os mesmos argumentos na Comarca de Carolina, que liberou a carga. Não foi solicitada nenhuma documentação à Sefaz sobre o pedido enviado à Comarca de Carolina.

Fonte: Sefaz

APÓS TESTES WHATSAPP LIBERA CHAMADAS POR VÍDEO PARA TODOS OS USUÁRIOS

APÓS TESTES WHATSAPP LIBERA CHAMADAS POR VÍDEO PARA TODOS OS USUÁRIOS
20 dias testando!
Após 20 dias testando o recurso, o WhatsApp anunciou nesta terça-feira (15) que vai liberar o recurso de chamadas por vídeo para todos os seus usuários.
“Dentro dos próximos dias, mais de um bilhão de usuários do WhatsApp poderão fazer chamadas de vídeo nas plataformas Android, iPhone e Windows Phone”, relatou a empresa em seu blog. Ao que indica, portanto, é que a ferramenta será liberada gradativamente aos usuários.
Para fazer as chamadas com vídeo, basta entrar na aba chamadas, ir em contatos (menu com o símbolo de um telefone e um +, no canto superior direito), selecionar o amigo com quem deseja conversar e apertar o ícone em formato de uma filmadora.
REPRODUÇÃO
Antes de iniciar as chamadas de vídeo, é preciso autorizar que o app use o microfone e a câmera do celular.
Durante a própria chamada de videoconferência, é possível alternar entre a para as câmeras frontal e traseira, silenciar a chamada ou pressione o botão vermelho para desligar.
O recurso só funciona caso o contato também tenha instalado a nova versão do WhatsApp. Caso contrário, o usuário receberá a seguinte mensagem: “Chamada não completada. Não foi possível realizar a chamada. Fulano precisa atualizar o WhatsApp para receber chamadas de vídeo.”
Apesar de ter anunciado o novo recurso, o WhatsApp informa que a novidade só chegará a todos os usuários “dentro dos próximos dias”. Ainda na segunda, a Google Play recebeu uma nova atualização do app. A App Store e a Microsoft Store, no entanto, ainda não haviam recebido uma nova versão do serviço até a publicação deste texto.
Durante os testes do UOL Tecnologia, as videochamadas se mostraram bastante instáveis. Na maioria das vezes, foi possível completar a chamada, mas a imagem acabava ficando congelada por problemas de conexão. Sem contar a falta de sincronia entre o que é dito e o que é ouvido em uma ligação–, comum em chamadas pela internet.
Outro fator importante a se considerar é que o usuário deve ter em conta é que a videochamada consome dados do plano de internet móvel.
“Nosso objetivo é de que este recurso esteja disponível indiscriminadamente para todos, e não somente para aquelas pessoas que podem comprar aparelhos mais caros ou que residam em um país com excelente serviço de cobertura de telefonia celular”, destacou o WhatsApp, possivelmente ao fazer uma referência ao FaceTime (Apple). Mas, vale lembrar, que o Skype já é um app gratuito disponível a todos os sistemas operacionais que também oferece o mesmo recurso. (Folha de SP)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

COMISSÃO DE TRANSIÇÃO DO NOVO GOVERNO É APROVADA

COMISSÃO DE TRANSIÇÃO DO NOVO GOVERNO É APROVADA
O assunto esteve na pauta da última reunião!
A Câmara Municipal de Alto Parnaíba MA aprovou por unanimidade, o projeto do Executivo Municipal que institui uma equipe para promover a transição de governo municipal para o mandato que se inicia no dia 1º de janeiro. O assunto esteve na pauta da última reunião ordinária, na manhã desta quinta-feira, 10.
A PL nº 008/2016 facilita ao candidato eleito, Rubens Sussumu Ogasawara (PSDB) e Conrado Jr (PC do B), receber de seu antecessor, as informações necessárias para a implementação do novo governo.
Conforme o documento, a equipe, formada por 4 membros do governo eleito e dois do governo atual, deve obter informações sobre o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direta e indireta, das contas públicas, dos programas e projetos do município e das peças orçamentárias, como, por exemplo, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual.
Também cabe à equipe elaborar os atos de competência do novo prefeito a serem editados imediatamente após sua posse. As indicações dos integrantes deverão ser feitas por um coordenador geral, escolhido pelo novo prefeito.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

UEMA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MEDIAÇÃO EAD COM 25 VAGAS ENTRE ALTO PARNAÍBA E BALSAS

UEMA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MEDIAÇÃO EAD COM 25 VAGAS ENTRE ALTO PARNAÍBA E BALSAS
As inscrições vão até 16 de novembro!
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), divulgou ontem (7), o edital da seleção de cursistas para o Curso de Mediação em EaD – Formação de Tutores.
Há 560 vagas distribuídas em 35 municípios e podem se inscrever os candidatos graduados e que tenham, no mínimo, 1 (um) ano de experiência docente.
Reprodução
As inscrições começaram ontem(7) e vão até 16 de novembro.
O Curso de Mediação em EaD – Formação de Tutores tem carga horária de 200h, com duração de 3 (três) meses. A formação propiciará ao cursista a oportunidade de conhecer os fundamentos teóricos básicos da EaD; de familiarizar-se com as ferramentas tecnológicas mais inovadoras; e de adquirir noções do trabalho de tutor como mediador do processo de aprendizagem.
O curso será ofertado na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, plataforma Moodle, incluindo 03 (três) encontros via webconference.
Confira o edital em aqui.
Em Alto Parnaíba o polo fica na Rua Elias Rocha, no Bairro Santa Cruz e serão 10 vagas ao todo, em Balsas o polo fica na praça Professor Joca Rego, no centro e serão 15 vagas.

Por: Ruben Mukama/UEMAnet / Editado por Blog Mistura Total

domingo, 6 de novembro de 2016

PARCERIA ENTRE RUBENS E FLÁVIO DINO PODE GARANTIR AERÓDROMO EM ALTO PARNAÍBA

PARCERIA ENTRE RUBENS E FLÁVIO DINO PODE GARANTIR AERÓDROMO EM ALTO PARNAÍBA
O objetivo é o funcionamento do aeroporto!
Em visita à Alto Parnaíba nesta quarta-feira, 02, uma equipe da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado do Maranhão, composta por Luiz Junior, Secretário Adjunto e do técnico Aparecido Alves - SEINC,  recepcionados pelo Vereador Eleito Humberto Bezerra  (SD), pelo vice prefeito eleito Conrado Junior  (PC do B ), pelo ex - vice-prefeito  Lívio Bastos (SD), pelo ex vereador Francival Carvalho e por Carlos Biá presidente do PC do B local, a comitiva dirigiu-se ao  aeródromo local, onde fez vistorias.

O vice Prefeito, que representou o prefeito eleito Rubens Sussumu, deu total apoio aos técnicos colocando a prefeitura a disposição para possíveis parcerias a partir de janeiro, uma vez que a reforma do aeródromo faz parte do plano de trabalho do futuro governo municipal.
O aeródromo de Alto Parnaíba foi construído em meados do século XX e já serviu de rota de grandes empresas aéreas do passado, como Varig, Vasp, Cruzeiro, Votec, dentre outras, serviu também para embarque de carne de charque, exportada para região note do país.
Esta vistoria técnica ao aeródromo contempla insistência do prefeito eleito Rubens Sussumu que vai de encontro a um projeto do Ex Deputado Simplício Araújo, hoje Secretário de Industria e Comercio do governo Flávio Dino. O objetivo é o funcionamento do aeroporto que se encontra fechado há vários anos por falta de interesse de prefeitos anteriores que permaneceu sem manutenção o que acarretou no fechamento da zona de pouso.  Segundo o Especialista Aparecido Alves o Aeródromo poderá receber reformas como: cerca, asfaltamento da pista e reforma da casa que servirá de abrigo aos passageiros e tripulantes que frequentemente usam o local.
Ainda segundo Aparecido Alves a visita técnica ao aeródromo servirá para a regularização, uma vez que segundo ele, o mesmo dispõe de condições favoráveis, com ajustes técnicos, a começar por um TAC Termo de Ajuste de Conduta.
A construção, reabertura, melhoria e manutenção dos aeroportos municipais e estaduais é uma parceria do Governo do Maranhão Flavio Dino com os municípios.
Portanto, já passaram por vistoria técnica os aeródromos de Bacabal, Santa Inês, Balsas, Carolina e recentemente Alto Parnaíba.
Observamos que o grupo Liberdade e Desenvolvimento começa trabalhar pelo acesso e melhoria da população alto-parnaibana antes mesmo de tomarem posse em (1) de Janeiro, o que significa dizer que, a cidade avança rumo ao grande desenvolvimento nunca antes visto.

Por Altamir Gomes

BISPO DE BALSAS CELEBRA CRISMA HOJE EM ALTO PARNAÍBA

BISPO DE BALSAS CELEBRA CRISMA HOJE EM ALTO PARNAÍBA
Participe!
A comunidade católica da Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, em Alto Parnaíba MA, realiza hoje (06), uma celebração eucarística em grande estilo.
Reprodução
Na solenidade, 27 jovens irão receber a Unção do Sacramento da Crisma, onde a missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, concelebrada pelo pároco, padre Ugo Montagner e pelo vigário Pe. Alex Lafuente.

Além dos crismandos, pais e padrinhos e a comunidade em geral participará deste lindo momento de fé.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA V SEMICULT NA UEMA DE BALSAS

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA V SEMICULT NA UEMA DE BALSAS
De 22 a 25 de novembro!
De 22 a 25 de novembro, acontecerá na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Balsas, o V Seminário de Ciências, Culturas e Linguagens – SEMICULT sobre o tema “Diversidade na formação profissional”.
Reprodução
As inscrições podem ser feitas pelo site www.semicult.com.br. Cada inscrito poderá participar de um minicurso gratuitamente.
O SEMICULT tem como objetivo congregar pesquisadores de diversas instituições para discutir temas atuais e relevantes para o setor acadêmico e refletir sobre as atividades desenvolvidas por essa Instituição de ensino.
Na programação constam palestras, conferências, mesas-redondas, comunicações integradas, apresentação de trabalhos nas modalidades: pôster e comunicação oral, além da oferta de minicurso/oficinas; também haverá apresentações culturais e premiações para os melhores trabalhos apresentados. Os trabalhos apresentados serão publicados no caderno de resumos.
Confira a programação completa aqui.

Fonte: UEMA

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

SEMA VEM ATUANDO FIRME DENTRO DO PARQUE ESTADUAL DO MIRADOR

SEMA VEM ATUANDO FIRME DENTRO DO PARQUE ESTADUAL DO MIRADOR
Unidade de Conservação (UC)!
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) é a gestora do Parque Estadual do Mirador e vem realizando desde o início da atual gestão diversas atividades dentro desta Unidade de Conservação (UC).
O Parque Estadual do Mirador é composto por seis postos avançados de pesquisa: Mosquito, Geraldina, Zé Miguel, Cagados, Mel e Aldeia; distribuídos em pontos estratégicos, construídos nas delimitações para orientar as comunidades e serem pontos para o alojamento de equipes de pesquisa e também servir de base para ações de fiscalização e monitoramento. 
 “As ações são várias. Estamos trabalhando para disciplinar a comunidade que mora na localidade, como forma de preservar a fauna, a flora e as nascentes dos rios Itapecuru e Alpercata”, explicou o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.  
Durante os últimos meses, foram feitas visitas de análise em todos os postos do Parque e levantamento das principais problemáticas nos povoados em torno dos mesmos.  
“Durante as ações de fiscalização e sensibilização ocorre uma intensa comunicação com a população, com o foco na sensibilização das famílias com conversas informais sobre a importância da manutenção e ações mitigadoras dentro do Parque. É perceptível que a base econômica da população é a lavoura, então essas famílias são informadas sobre possíveis infrações que poderiam estar cometendo, recebendo soluções alternativas para amenizar os impactos”, disse a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaina Dantas. 
Além dessa análise, há ronda nas comunidades para ordenar algumas atividades (roça, criações de animais domésticos como porcos e gados), e coleta de informações de infratores que vivem fora do Parque; são realizadas barreiras para coibir caçadores nos pontos mais críticos, onde são realizados caças de animais silvestres; os infratores são autuados e notificados para retirarem excesso de cabeças de gados presentes no local, são realizadas ações mais severas, como o derrubamento de cercas onde são feitas áreas de pastagem para a criação de gado; levantamento das residências desabitadas para posterior derrubada, e busca de informações de moradores invasores de cidades adjacentes ao Parque.
São realizadas também fiscalizações específicas para apuração de desmatamento dentro da unidade, verificando e disciplinando alguns moradores com suspeita de possuíres motosserra dentro de suas residências. 
As ações de fiscalização realizadas confirmam que a cultura alimentar da população, a condição social, o baixo nível de escolaridade, têm contribuído, significativamente, para cometimento de crimes contra a flora e a fauna silvestre. Neste sentido, ações de conservação, através da Educação Ambiental, são extremamente necessárias, para não haver comprometimento de algumas espécies existente na UC. 
“As chamadas Unidades de Conservação são importantes para preservar a qualidade da água para abastecimento público; controlar a erosão e enchentes; e para prevenir a ocorrência de desastres naturais. Muitas áreas são importantes corredores ecológicos, influenciando assim no processo de distribuição das espécies e na dinâmica dos ecossistemas naturais. E diante do que vimos, estamos trabalhando incessantemente a Educação Ambiental dentro das comunidades, esclarecendo sobre as questões ambientais da unidade”, destacou o secretário.
De janeiro de 2015 até outubro de 2016 a SEMA esteve presente no Parque Estadual do Mirador 17 vezes, levando fiscais e analistas ambientais. Todas as ações foram de forma conjunta com o Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros do Maranhão. As ações objetivaram fiscalizar toda a área do Parque, realização de Audiência Pública, Ações de Educação Ambiental com a comunidade, Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar para combate a incêndios florestais, ação social com a comunidade residente nas proximidades do Posto do Mel. 

Fonte: SEMA

CLIENTE DEVE FICAR ATENTO PARA ECONOMIZAR ENERGIA

CLIENTE DEVE FICAR ATENTO PARA ECONOMIZAR ENERGIA
A bandeira tarifária de energia passou a ser amarela!
Os consumidores devem fazer uso eficiente da energia elétrica e mudar hábitos para reduzir os gastos no fim do mês
A bandeira tarifária de energia passou a ser amarela em novembro, e significa que a cada 100 kWh o consumidor vai pagar R$ 1,50 à mais na conta de energia. Esse custo adicional é determinado pela ANEEL, Governo Federal, e vale para todo o país, com exceção dos estados do Amazonas, Amapá e Roraima - pois estes estados ainda não estão interligados com o sistema nacional de energia elétrica. A ANEEL aponta que o consumidor deve atentar então, para a mudança de hábitos na hora do uso da eletricidade.  
Algumas mudanças na rotina poderão poupar muita energia elétrica no fim do mês, uma das soluções é evitar os maiores vilões na conta de energia. Para facilitar o entendimento e alertar os consumidores, a Cemar organizou o ranking dos aparelhos que, se usados de maneira indevida, são vilões da conta de energia.
Os aparelhos que ficam sempre na tomada em stand by podem representar cerca de 10% a 20% da conta de energia.
Geladeiras em más condições podem ser responsáveis por até 70% da conta de luz.
Fuga de energia pode representar até 30% da conta de energia.
O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões do consumo doméstico de energia. Os modelos mais comuns consomem, em média, por hora de uso, até 7,5 kWh na posição inverno e até 3,5 kWh na posição verão.
O ferro elétrico, se não for usado adequadamente, se torna um vilão no consumo de energia elétrica. Só para se ter uma idéia, se ele ficar ligado 1 hora por dia, no final do mês, ele será responsável por 36 kWh na conta de energia.
Evite o susto
Para não levar um susto nas próximas contas de energia, alguns cuidados para economizar devem se tomados, o técnico de segurança da Companhia Energética do Maranhão, Marcos Tullio elenca algumas precauções necessários para economizar energia “Algumas atitudes dentro de casa refletem no valor da conta de energia.
Para evitar que as pessoas da sua casa abram e fechem a geladeira a todo instante, coloque uma garrafa com água gelada em cima da mesa. A geladeira corresponde a 30% do consumo da residência. Outra dica é: Não colocar geladeira ao lado do fogão, pois o calor do fogo fará com que a geladeira trabalhe mais, e também não colocar roupas molhadas para secarem na parte traseira, pois além de fazer com que puxe mais energia, isto pode causar sérios acidentes. São pequenos hábitos que fazem toda diferença no final do mês”.
Fuga de energia  
Uma das causas mais comuns do aumento na conta é a “fuga” de energia, que pode representar até 30% do consumo no mês. Para descobrir se há uma fuga de energia em casa, basta o consumidor desligar a iluminação e todos os equipamentos de tomadas e logo após verificar se o medidor continuar girando.
As bandeiras tarifárias foram criadas pela Aneel com o objetivo de sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia.

Assessoria de Imprensa Cemar

TRÊS PREFEITOS SÃO AFASTADOS NAS ÚLTIMAS HORAS

TRÊS PREFEITOS SÃO AFASTADOS NAS ÚLTIMAS HORAS
Assumem os vice-prefeitos!
Um verdadeiro festival de decisões de afastamento de gestores municipais tomaram conta dos noticiários nas últimas horas. É que vereadores de pelo menos quatro municípios maranhenses decidiram tirar dos cargos os respectivos prefeitos de suas cidades.
Imagem: Reprodução
Ontem, quinta-feira (3), o Poder Legislativo de Godofredo Viana, decidiu afastar o prefeito Marcelo Jorge Torres (PDT), por improbidade administrativa. A decisão, vale por 55 dias e teve aprovação de 6 votos a favor e 2 contra. 
Em Bom Jesus das Selvas, usando do estapafúrdio argumento de vacância do cargo, a Câmara de Vereadores cassou por maioria dos votos o mandato da prefeita Cristiane Damião (PTdoB) na manhã desta sexta-feira (4).
E em Alto Alegre do Pindaré, também nesta manhã, a Câmara de Vereadores afastou até o fim do mandato o prefeito Atenir Ribeiro. Dez dos 13 parlamentares votaram a favor do afastamento do gestor. A alegação é de que Atenir praticou atos de improbidade administrativa.
Em todos as três cidades assumem os vice-prefeitos de cada municipalidade.
Afastar um prefeito faltando menos de 60 dias para o inicio de um novo governo afeta grandemente a gestão pública, sobretudo as comissões de transição que estão em pleno funcionamento.

UEMASUL COMEÇA A FUNCIONAR NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

UEMASUL COMEÇA A FUNCIONAR NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2017
a UemaSul disponibilizará a mesma grade de cursos da uema e novos em 2018!
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), sancionada pelo governador Flávio Dino no último dia 1º de novembro, levará novos cursos para o Sul do estado. A nova oferta considerará estudos do arranjo produtivo regional e resultará da ampla discussão com a sociedade civil e comunidade acadêmica. Sediada em Imperatriz, a instituição inicia funcionamento no segundo semestre de 2017.
Os novos cursos estão previstos para 2018. Até lá, a UemaSul disponibilizará a mesma grade de cursos superiores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O prédio da Uema também será agregado a nova universidade, bem como todo o patrimônio móvel, imóvel e estrutural da instituição. Mas uma nova sede será construída, no valor de R$ 13 milhões, com previsão de entrega também em 2018.
Aguardada há 20 anos, a UemaSul atende a anseios de professores, alunos e comunidade em geral. Um dos principais benefícios da iniciativa está em conceder autonomia administrativa para a criação de ensino, pesquisa e extensão em sintonia com as vocações econômicas do Sul Maranhense.
A regionalização do ensino superior na Região Tocantina estimula o desenvolvimento não só de uma região, mas do Maranhão como um todo, e segue tendência nacional. Vários estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul que implantaram o modelo de gestão educacional obtiveram êxito. Desta forma, ao adotar a universidade regionalizada, o Maranhão soma esforços aos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Democratização do ensino superior
“Precisamos democratizar oportunidades e combater desigualdades no que se refere aos bens culturais, ciência e conhecimento”, declarou o governador Flávio Dino, ao sancionar a criação da UemaSul, em solenidade realizada no município de Imperatriz durante a terça-feira (1º).
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, Jhonatan Almada, destacou a importância da instituição. “Estados que possuem universidade regionais vinculadas às necessidades das regiões, contribuem fortemente para o desenvolvimento local”, ressaltou.
Antes da sanção, a UemaSul foi tema de seminário com a comunidade acadêmica, para troca de experiência e apresentação de exemplos de instituições exitosas. O objetivo do debate foi subsidiar os docentes com informações para elaboração do plano orientador, documento de fundação da universidade. Esse importante momento de diálogo com a comunidade acadêmica, em Imperatriz, foi realizado no dia 20 de outubro e também contou com a participação de professores doutores da Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual do Norte Fluminense e da Universidade Federal do ABC (São Paulo).
Unanimidade
A proposta de criação da UemaSul – Projeto de Lei 006/2016, de autoria do Poder Executivo – foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) no último dia 26 de outubro. A aprovação do documento contou com a defesa dos deputados Marco Aurélio e Bira do Pindaré, e foi comemorada por estudantes e docentes da região.
“Essa conquista é muito importante. Sempre lutamos por uma universidade digna que contemplasse a grandiosidade da região Sul do estado”, disse a professora Monica Mourão, logo após a aprovação da proposta no Legislativo estadual.
“Precisamos de autonomia na nossa universidade para respondermos por nós mesmos, na parte orçamentária, pedagógica e administrativa. Faltava disposição política dos Poderes Executivo e Legislativo”, frisou o universitário Júlio Cezar Nascimento.

Fonte: Secap