quarta-feira, 22 de março de 2017

“OPERADOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS” SERÁ OFERECIDO NO IEMA DE BALSAS

“OPERADOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS” SERÁ OFERECIDO NO IEMA DE BALSAS
Tem a duração de três meses!
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), está oferecendo, de forma gratuita, o curso “Operador de Máquinas Agrícolas” no município de Balsas, Sul do Maranhão. Cerca de 30 estudantes estão tendo oportunidade de se capacitar e atuar no mercado agrícola de produção da soja e outros alimentos, a principal fonte de renda da região e que exige mão de obra qualificada.
Reprodução
O curso, com carga horária de 160 horas, começou este ano e tem a duração de três meses. Está sendo realizado em duas escolas municipais por meio de parceria com a prefeitura de Balsas. Os estudantes têm aprendizado teórico, com disciplinas como segurança do trabalho. A parte prática ocorre em fazendas, onde eles aprendem a operacionalizar as máquinas. Também visitam revendedoras de máquinas e peças agrícolas, o que ajuda no entendimento das ferramentas necessárias para aprender a manusear esses equipamentos de pequeno, médio e grande porte.
Balsas é uma das principais cidades do agronegócio do Matopiba, região considerada fronteira agrícola que reúne áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A principal plantação é de soja, responsável por 10% da produção nacional, seguida de milho e algodão. Na região de Balsas, a expectativa de crescimento da produção de grãos para 2017 é de 46,9%, de acordo com o levantamento da safra brasileira realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Senti), Jonathan Almada, destacou a importância de investir em educação profissional no município, por meio do Iema. “É uma das áreas mais dinâmicas da economia maranhense e um local onde existe demanda de capacitação reprimida; assim, a atuação do Governo do Estado na área de educação profissionalizante cumpre seu papel institucional e contribui para que os maranhenses possam ocupar esses postos de trabalho gerados pela colheita da safra”.
O estudante Jean Moraes afirmou que no município há muita oportunidade de emprego e a qualificação vai assegurar que os moradores da região ocupem essas vagas. “É muito proveitoso este curso, pois me possibilita ter mais conhecimento sobre esta área. O nosso município estava precisando de uma iniciativa desta, porque precisamos de preparo, e, agora, temos. O mercado é bom, só que não tínhamos qualificação. Depois do curso, quero trabalhar nesta área”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Ciência, Tecnologia e Inovação de Balsas, José Carlos Gabriel, ressaltou a importância do curso na qualificação dos balsenses. “A nossa região é muito forte no agronegócio e, com potencial crescimento, temos grande demanda destes profissionais. Estamos em uma região que ainda tem muitas carências, e, dessa forma, conseguimos passar ensinamento e qualificação para um grande número de pessoas, que buscam trabalho com uma melhor remuneração. O curso vai ajudar na capacitação e preparo para um bom desempenho das funções e facilitação na contratação”.
O secretário de Balsas destacou a parceria com a Secti para a realização do curso. “Disponibilizamos uma escola para a realização do curso, recursos humanos no acompanhamento, local de treinamento prático junto às concessionárias de máquinas em fazendas com produtores. Assim, vamos caminhando com parcerias importantes com o objetivo de beneficiar a nossa população. Desta forma, conseguimos passar ensinamento e qualificação para as pessoas que necessitam de oportunidades”. 

Fonte: Casa Civil - Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!