segunda-feira, 17 de abril de 2017

FIÉIS CELEBRAM SEXTA-FEIRA SANTA EM ALTO PARNAÍBA

FIÉIS CELEBRAM SEXTA-FEIRA SANTA EM ALTO PARNAÍBA
Para lembrar o percurso feito por Cristo até o Monte Calvário!
A procissão da Via Sacra nesta sexta-feira Santa (14) de abril reuniu multidões de católicos em Alto Parnaíba/MA. Dezenas de pessoas acompanharam a encenação da crucificação de Cristo na cidade. 
Os religiosos iniciaram a celebração da Paixão de Jesus Cristo na Igreja Matriz, localizada na Praça Coronel Adolfo Lustosa, a partir das 15 horas, percorrendo a Avenida Rio Parnaíba, passando pela Beira Rio até chegar a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. 
O Padre Ugo Montagner é Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias de Alto Parnaíba conduzia a procissão, a Via Sacra, também participaram da procissão e encenação da Paixão Cristo, fiéis do Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Apostolado da Oração, Renovação Carismática, Pastoral da Juventude, as Comunidades São José, Santo Antônio, Santa Cruz, Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora do Carmo.
O trajeto percorrido pelos fiéis de Alto Parnaíba é para  lembrar  o  percurso feito por Cristo até o Monte Calvário onde foi crucificado. A Semana Santa terminou com a Páscoa no domingo (16), período mais importante no calendário da Igreja Católica.
Os peregrinos percorreram pelas ruas da cidade calçados e ascenderam velas durante a procissão para agradecer as graças recebidas, por cerca de uma hora e meia, as 14 estações que simbolizam o sacrifício de Jesus.
A tradicional Via Sacra acontece na cidade desde a década de 1866, onde atores nos papéis de personagens bíblicos como Jesus Cristo, Maria, os apóstolos, Pôncio Pilatos, cavaleiros romanos e camponeses, entre outros. A encenação traz momentos da Paixão de Jesus, como a condenação de Cristo, o recebimento da Cruz, a crucificação, morte e ressurreição.
A procissão deste ano trouxe uma novidade, a mudança do percurso realizado pelos fiéis. Desta vez, aconteceu em direção ao Rio Parnaíba para lembrar o tema da Campanha da Fraternidade proposto pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo que o tema desta edição é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Por Altamir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!