quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ALUNOS DO EDUCANDÁRIO SÃO JOSÉ VISITAM O CEMITÉRIO DOS ESCRAVOS

ALUNOS DO EDUCANDÁRIO SÃO JOSÉ VISITAM O CEMITÉRIO DOS ESCRAVOS
CEMITÉRIO DOS ESCRAVOS - SANTA FILOMENA - PI
Neste dia 01 de novembro, os alunos do 9º ano da escola Educandário São José estiveram próximo à sede da Fazenda Ponta da Serra, a 25 quilômetros da cidade de Santa Filomena, no local que abriga um cemitério onde eram enterrados escravos e os senhores das fazendas, um verdadeiro patrimônio histórico.
Os alunos estavam acompanhados do Professor Raildson Rocha Ascenso e da Diretora Inácia Nogueira, visitando aquele recinto onde há uma divisão racial clara. A parte do cemitério cercada era dos brancos e o lado de fora dos negros, pois não se acreditava que brancos e negros pudessem dividir o mesmo ambiente, seja em vida, seja na morte.
 Esta excursão objetivava conhecer o cemitério dos escravos, um local que tem um grande valor histórico e ambiental para a região, mais que ainda é pouco explorado pelos moradores de Santa Filomena. 
O cemitério dos escravos como ficou conhecido, é um registro histórico muito valioso de que existiram escravos na região filomenense.
 O cemitério é murado de pedras, com paredes de até dois metros de altura e fica localizado a certa altura do chão mais ou menos 100m em um lugar plano em cima da serra, com uma vista privilegiada do vale do Taquara.
O espaço possivelmente do século XIX, já que não existe um estudo mais aprofundado sobre a datação, se encontra abandonado e em processo de deterioração, o qual precisa ser recuperado urgentemente, não só como resgate de uma cultura, mas para preservar a história do povo de Santa Filomena.
 É muito provável que o sítio arqueológico existente na Ponta da Serra venha a se tornar patrimônio histórico municipal desde que haja um interesse maior por parte dos governantes locais.
Preservar esse patrimônio histórico é dever de todos os diversos setores da sociedade, pois esse acervo é um bem cultural de Santa Filomena e faz parte de sua identidade.
 Por fim, o Professor Raildson fez um balanço sobre essa viagem ao conhecimento: “Essa aula de campo é uma ótima oportunidade para que os alunos conheçam além das quatro paredes da escola e das folhas dos livros, tendo um contato visual e uma interação muito maior, possibilitando assim, uma experiência única na vida desses alunos... essa é a segunda vez que visitamos esse local com alunos e pretendemos levar até eles o gosto pela cultura local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!